Geral

Secretária de Santa Cruz alerta para possível bloqueio de benefício em caso de mais de um cadastro por família

Publicado em: 23 de maio de 2024 às 11:45
  • Por
    Nícolas da Silva
  • Foto: Nícolas da Silva/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Referência é o Auxílio Reconstrução, programa do governo federal que visa destinar R$ 5,1 mil para residências atingidas pelas inundações

    Em entrevista concedida à Arauto FM nesta quinta-feira (23), a Secretária de Desenvolvimento Social de Santa Cruz do Sul, Priscila Froemming, alertou os moradores afetados pelas enchentes na região. Ela salientou que inscrever mais de um membro da família no Auxílio Reconstrução, um programa do governo federal que visa destinar R$ 5,1 mil para residências atingidas pelas inundações, pode resultar no bloqueio do benefício.

    Ela ressaltou que o benefício é por família e por residência afetada, e alertou que tentativas de inscrever mais de uma pessoa da mesma família podem resultar no bloqueio do auxílio para todos os membros. “O que se pede é que venha a pessoa responsável legal da família. Que não venham outros componentes, porque isso vai acabar bloqueando de todos. A gente está fazendo esse filtro, o próprio Governo Federal vai fazer esse cruzamento de dados, e que as pessoas que estão tentando fazer mais pessoas da mesma casa fiquem cientes que podem ser bloqueados e ninguém receber. Que tenham esse bom senso, esse entendimento que é um responsável por família“,alertou.

    Atualmente, há 51 pessoas abrigadas no Pavilhão 2 do Parque da Oktoberfest. “Unificamos todas as famílias. Estávamos no pavilhão 2, no 3, no Poliesportivo e no espaço das casas típicas. Durante a semana, as famílias foram limpando suas casas, adquirindo alguma coisa, móveis, que também estamos recebendo essas doações“, explicou a secretária.

    Ela ressaltou os esforços para fornecer auxílio às famílias, incluindo encaminhamentos para o Aluguel Social e a distribuição de móveis doados. No entanto, ela enfatizou que a demanda é alta, com mais de 500 pedidos de móveis registrados, e os recursos são limitados. “A distribuição dos móveis é realizada conforme as doações chegam, priorizando itens essenciais para iniciar uma nova vida, como fogão, cama e balcão de pia“.

    LEIA TAMBÉM: Concurso Unificado tem nova data para aplicação de provas

    Como parte dos esforços de cadastramento, um mutirão será realizado no fim de semana:

    • Cras Central: no sábado (25), das 8h30 às 12h e das 13h às 17h. Endereço: Rua Coronel Oscar Jost, 1576, junto ao Ginásio Poliesportivo.
    • Rio Pardinho: no domingo (26), das 9h às 16h. Endereço: posto de saúde