Região

Fenarroz tem lançamento oficial no Palácio Piratini

Publicado em: 23 de maio de 2018 às 06:29 Atualizado em: 20 de fevereiro de 2024 às 09:32
  • Por
    Guilherme da Silveira Bica
  • Fonte
    Governo do Estado do Rio Grande do Sul
  • Foto: Foto: Karine Viana/ Palácio Piratini
    compartilhe essa matéria

    Em sua 20ª edição, a feira ocorre de 29 deste mês a 3 de junho em Cachoeira do Sul

    O maior evento do setor orizícola do Estado, a Feira Nacional do Arroz (Fenarroz), ganhou mais visibilidade nesta terça-feira (22) em cerimônia de lançamento com os representantes da cadeia produtiva agrícola gaúcha no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, em Porto Alegre. A solenidade oficial contou com as presenças do governador José Ivo Sartori, secretários de Estado e autoridades. Em sua 20ª edição, a Fenarroz acontece de 29 deste mês a 3 de junho em Cachoeira do Sul. 

    O ambiente de negócios da Fenarroz possibilita comercialização favorável a expositores e produtores, com alcance médio de 100 mil visitantes para 300 expositores, concentrando intercâmbio entre missões empresariais e compradores internacionais. A feira ocorre desde 1941, a partir da necessidade de marcar presença com a produtividade do arroz irrigado e o estabelecimento da indústrias do setor no município. 

    Atualmente, o Rio Grande do Sul concentra a maior produção de arroz entre todos os estados, atingindo 70% da safra nacional do cereal. Para o presidente da Fenarroz, Francisco de Paula Vargas Jr., há 77 anos a Fenarroz tem sua representatividade reconhecida em todo o país, não só pela amostragem do cultivo do arroz, mas pelos negócios que lá são ofertados entre produtores rurais, beneficiadores de arroz, atacadistas, importadores e exportadores e indústria de máquinas e equipamentos. “A feira também busca fornecer à comunidade do setor orizícola o aprimoramento técnico tão necessário para a evolução na produção de alimentos”, disse. 

    Foi destacada a importância para o segmento da necessidade de fortalecer as discussões comerciais, linhas de financiamento e políticas de incentivo. O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Marlon Santos, citou as dificuldades pelas quais o setor passa. “Centavos para nós faltam na safra do arroz, pois temos muitas dificuldades em competir com alguns países da América do Sul. Pedimos a união de esforços para pleitear melhores condições frente a estas dificuldades”. 

    Cumprimentando pela iniciativa de promover a Fenarroz no Palácio Piratini, o governador Sartori também ressaltou a situação de mercado, no qual o preço do arroz está abaixo do custo da produção, pelo menos há 12 anos. Apontou que o setor produtivo gaúcho não pode parar frente às dificuldades, pois gera emprego e renda. “O governo está fazendo a sua parte, auxiliando naquilo que é possível. A redução do ICMS foi um passo importante. Se houver um espaço para construir mais alguma coisa, também em outras áreas, será feito”, sinalizou. 

    Além de atrações culturais, a feira conta com rodadas de negócios e atividades técnicas, quando serão debatidos temas como Gestão e Logística na Cadeia Produtiva do Arroz, Política Pública e Diversificação de Uso e Qualidade do Arroz, entre outros assuntos.