Homem flagrado com cocaína, munições e R$ 4,2 mil em dinheiro usava pistolas para guarnecer local alvo de mandados judiciais no Bairro Santa Vitória
Não raras as vezes, traficantes presos pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) possuem armas de fogo com numeração raspada ou suprimida, oriundas de crimes como furtos ou roubos, para proteger seus pontos de criminosos rivais. A operação desta quarta-feira (23), contudo, apresentou um cenário inusitado.
O homem de 45 anos, preso em flagrante no Bairro Santa Vitória com um tijolo e 146 buchas de cocaína, que totalizaram 1,4 quilo da droga; apetrechos para embalar entorpecentes; dezenas de munições e R$ 4,2 mil em dinheiro, possuía duas armas de fogo registradas na Polícia Federal.
Elas eram utilizadas para guarnecer o local que foi alvo dos mandados de busca e apreensão e onde foram encontrados os ilícitos. As duas pistolas, uma calibre 9 milímetros e outra calibre 380, tinham licenciamento vigente junto ao Sistema Nacional de Armas (Sinarm) do Governo Federal.
“Não é comum. Normalmente os traficantes têm armas, mas ilícitas, não legalizadas. No caso específico, o investigado possui em seu nome duas armas registradas legalmente para proteção dele e desse local em que ele estava praticando essa ação ilícita”, detalhou o delegado Marcelo Chiara, que coordenou a operação.
Ainda de acordo com o chefe da Draco, embora o acusado não tenha antecedente policial, a investigação apontou que ele estaria atuando no tráfico de drogas do Bairro Santa Vitória, onde possui estabelecimento comercial.
Os mandados de busca e apreensão solicitados pela Draco foram autorizados pela 2ª Vara Criminal de Santa Cruz do Sul. Na sequência da investigação, vão ser aprofundadas as provas para obter outros elementos sobre a conduta do investigado e eventuais ligações dele com alguma liderança do tráfico no município.
“Isso tudo vai ser apurado no decorrer no inquérito e, levando a um eventual indiciamento, com certeza ele vai perder o porte e essas armas não poderão voltar às mãos dele”, complementou o delegado Marcelo Chiara. O homem que foi conduzido ao Presídio Regional de Santa Cruz do Sul não teve o nome revelado pelas autoridades policiais.
Notícias relacionadas

Brigada Militar prende jovem por adulteração de moto em Encruzilhada do Sul
Ação ocorreu na Avenida Olegário Moreira, no bairro Alto Alegre

Indícios de autoria, custódia no hospital e dinâmica cruel: o que se sabe sobre morte de mulher em Santa Cruz
Companheiro de vítima permanece internado e teria alegado versão sobre assalto; na Câmara, porém, vereador apresentou detalhes do caso

Pedestre é atropelado por carreta na RSC-153
Veículo de carga seguia de Gramado Xavier para Barros Cassal quando ocorreu o acidente. Vítima foi levada em estado grave para o hospital

Condenado por estuprar mulher inconsciente é preso pela Draco em Santa Cruz
Durante instrução processual, acusado ainda tentou coagir vítima a desistir da denúncia