SANTA CRUZ

Representantes da Corsan e vice-prefeito vistoriam obras de expansão da rede de esgoto

Publicado em: 23 de abril de 2025 às 20:32
  • Por
    Portal Arauto
  • Fonte
    Assessoria de imprensa
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    O grupo percorreu as ruas dos bairros Santo Inácio e Verena

    Diretores e gerentes da Corsan vistoriaram, junto com o vice-prefeito de Santa Cruz do Sul, Alex Knak, nesta quarta-feira (23), as obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário na cidade e a repavimentação dos trechos onde ocorreram os serviços. O grupo percorreu as ruas dos bairros Santo Inácio e Verena, onde o repavimento está sendo feito após o fechamento das valas abertas durante a implantação das redes e ramais prediais, para que os moradores façam a conexão dos imóveis depois da conclusão das obras.

    O diretor de engenharia da Corsan, Breno de Aguiar Coutinho, explicou que a expansão do esgotamento sanitário passa por várias fases. “Após a implantação de redes e ramais, a vala é fechada no mesmo dia, para que os moradores possam transitar, e depois, dentro de sete dias, é feito o repavimento, igual ao que existia antes, de paralelepípedo ou asfalto. Por isso, ás vezes, os moradores acham que está sendo feito o mesmo trabalho várias vezes, mas, na verdade, são etapas diferentes da obra que estão sendo realizadas ”, explicou o diretor.

    Coutinho também informou que serão feitas novas vistorias nas ruas onde houve obras. Se algum pavimento não estiver idêntico ou muito próximo ao anterior, será refeito.

    Compromisso

    A ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Santa Cruz do Sul se iniciou no dia 29 fevereiro de 2024 e prevê a construção de 68 quilômetros de rede coletora de resíduos e 7.342 ramais prediais, que possibilitarão as ligações dos imóveis ao sistema. O investimento é de R$ 22 milhões e irá beneficiar cerca de 29,3 mil pessoas que moram no Centro e nos bairros Avenida, Verena, Santo Inácio, Universitário, Jardim Europa, Country, Santuário e Harmonia.

    As obras fazem parte do compromisso da Corsan de universalizar o saneamento básico e cumprir o acordo com o Município e o Ministério Público de disponibilizar acesso à coleta e ao tratamento de esgoto a 90% da população de Santa Cruz do Sul até 2031. O tratamento adequado do esgoto diminui o risco de doenças, melhora a qualidade de vida da população, protege o meio ambiente e assim favorece o desenvolvimento sustentável das cidades.