O grupo percorreu as ruas dos bairros Santo Inácio e Verena
Diretores e gerentes da Corsan vistoriaram, junto com o vice-prefeito de Santa Cruz do Sul, Alex Knak, nesta quarta-feira (23), as obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário na cidade e a repavimentação dos trechos onde ocorreram os serviços. O grupo percorreu as ruas dos bairros Santo Inácio e Verena, onde o repavimento está sendo feito após o fechamento das valas abertas durante a implantação das redes e ramais prediais, para que os moradores façam a conexão dos imóveis depois da conclusão das obras.
O diretor de engenharia da Corsan, Breno de Aguiar Coutinho, explicou que a expansão do esgotamento sanitário passa por várias fases. “Após a implantação de redes e ramais, a vala é fechada no mesmo dia, para que os moradores possam transitar, e depois, dentro de sete dias, é feito o repavimento, igual ao que existia antes, de paralelepípedo ou asfalto. Por isso, ás vezes, os moradores acham que está sendo feito o mesmo trabalho várias vezes, mas, na verdade, são etapas diferentes da obra que estão sendo realizadas ”, explicou o diretor.
Coutinho também informou que serão feitas novas vistorias nas ruas onde houve obras. Se algum pavimento não estiver idêntico ou muito próximo ao anterior, será refeito.
Compromisso
A ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Santa Cruz do Sul se iniciou no dia 29 fevereiro de 2024 e prevê a construção de 68 quilômetros de rede coletora de resíduos e 7.342 ramais prediais, que possibilitarão as ligações dos imóveis ao sistema. O investimento é de R$ 22 milhões e irá beneficiar cerca de 29,3 mil pessoas que moram no Centro e nos bairros Avenida, Verena, Santo Inácio, Universitário, Jardim Europa, Country, Santuário e Harmonia.
As obras fazem parte do compromisso da Corsan de universalizar o saneamento básico e cumprir o acordo com o Município e o Ministério Público de disponibilizar acesso à coleta e ao tratamento de esgoto a 90% da população de Santa Cruz do Sul até 2031. O tratamento adequado do esgoto diminui o risco de doenças, melhora a qualidade de vida da população, protege o meio ambiente e assim favorece o desenvolvimento sustentável das cidades.
Notícias relacionadas

Caso importado de sarampo no Rio Grande do Sul é alerta para a necessidade da vacinação
Paciente é morador da Capital, que retornou de viagem dos Estados Unidos, e não possui comprovação vacinal

Crianças de projeto social recebem prefeito com música e dança em Rio Pardinho
No local, 60 crianças e adolescentes da localidade são atendidas de segunda a quarta-feira, no turno inverso ao da escola

Associação dos Moradores do Bairro Esmeralda de Santa Cruz promove galeto solidário
Ação é em prol de Melissa da Rosa Oliveira de Assis, que foi diagnosticada com Leucemia Linfoide Aguda tipo B

Empresa começa instalação de projetores e nova iluminação da Cruz
Nova estrutura com modernas luminárias em LED permitirá efeitos coloridos