De Olho no Agro

Governo federal reconhece estado de emergência em Candelária devido à estiagem

Publicado em: 23 de abril de 2025 às 07:29
  • Por
    Guilherme Bica
  • Foto: Arquivo/Emater-RS
    compartilhe essa matéria

    Decisão foi oficializada por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União

    O Governo Federal reconheceu, nessa terça-feira (22), o estado de emergência em Candelária em razão da estiagem. A decisão foi oficializada por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União, assinada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), através da Defesa Civil Nacional. O decreto municipal de emergência foi assinado pelo prefeito Nestor Ellwanger, o Rim, no dia 18 de fevereiro, em função dos impactos severos da seca sobre o abastecimento de água e a produção agropecuária.

    Os prejuízos, conforme a Emater/RS-Ascar, ultrapassaram R$ 42 milhões. As maiores perdas foram concentradas na cultura da soja, com estimativas próximas de R$ 30 milhões, além de impactos relevantes nas lavouras de arroz, milho, feijão, hortaliças e na pecuária.

    Com o reconhecimento federal, Candelária se junta a outras 198 cidades gaúchas com situação de emergência reconhecida por estiagem — de um total de 213 decretos vigentes no estado, que também incluem eventos como chuvas intensas, vendavais, granizo e enxurradas. A medida permite ao município solicitar recursos ao MIDR para ações emergenciais de defesa civil e atendimento à população afetada.

    Leia também