Novo secretário falou à Arauto News 89,9 sobre metas prioritárias após assumir a pasta; confira
O novo secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul, Edvilson Brum, assumiu o cargo com uma meta clara: ampliar os investimentos em irrigação para garantir resiliência climática ao setor agropecuário. Segundo ele, a mudança no padrão de chuvas, cada vez mais marcada por eventos extremos, exige respostas estruturantes e não apenas emergenciais. “Não é mais possível depender só da boa vontade do clima. Precisamos preparar o Estado para conviver com a seca”, afirmou.
Além dos incentivos diretos, como o financiamento de até R$ 100 mil por projeto, Brum lembrou que avanços já foram conquistados para facilitar a adesão, como a dispensa de licenciamento ambiental específico para pivôs de irrigação. A proposta é ampliar a resiliência climática dos produtores, aliando o esforço estadual à possibilidade de uso do Fundo Social da União, não apenas para irrigação, mas também para quitar dívidas dos agricultores acumuladas nos últimos cinco anos. “Temos apenas 4% das nossas lavouras irrigadas. Precisamos entender os gargalos e vencer as barreiras culturais e estruturais para ampliar esse número”, afirmou.
Durante entrevista à Arauto News 89,9 FM, Brum defendeu a retomada e ampliação dos programas de incentivo à irrigação, especialmente para pequenos e médios produtores. Ele também ressaltou a importância de uma política estadual permanente voltada à gestão hídrica nas propriedades, com suporte técnico, acesso a crédito facilitado e menos burocracia. “É preciso descomplicar o acesso a equipamentos e a tecnologias que já existem e podem fazer a diferença na produção”, pontuou.
Brum reconheceu que o Rio Grande do Sul tem vivido uma sequência de eventos climáticos severos, que afetaram diretamente a produção de grãos, leite, frutas e hortaliças em várias regiões. Ele afirma que o desafio agora é tornar o campo mais preparado e menos vulnerável. “Temos que transformar resiliência em prática, não em discurso. Isso passa por irrigação e por gestão de risco de forma profissional”, disse.
Ouça a entrevista completa:
Notícias relacionadas

Deputado destaca relevância de programa agrícola: “valor importante e substancial”
Iniciativa prevê investimento de R$ 903 milhões para apoiar a recuperação socioeconômica e ambiental das comunidades rurais gaúchas

Conab anuncia compra e doação de sementes para a agricultura familiar gaúcha
Com a abertura do sistema, a Companhia atende reivindicação do setor, que foi impactado pelas mudanças climáticas no estado

Tradicional Encontro de Famílias Rurais reúne 14 grupos em Cerro Alegre Baixo
Organização espera receber 300 pessoas ao longo do dia

Encontro de Famílias Rurais reúne comunidade em Cerro Alegre Baixo nesta quinta-feira
Programação inclui palestra sobre violência contra a mulher, gincana, doações e atividades culturais