SAÚDE

Caso importado de sarampo no Rio Grande do Sul é alerta para a necessidade da vacinação

Publicado em: 23 de abril de 2025 às 21:01
  • Por
    Portal Arauto
  • Fonte
    Governo do Estado do RS
  • FOTO: FREEPIK/REPRODUÇÃO
    compartilhe essa matéria

    Paciente é morador da Capital, que retornou de viagem dos Estados Unidos, e não possui comprovação vacinal

    Foi confirmado na última semana pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) um caso de sarampo em uma paciente de 50 anos, moradora da Capital do Rio Grande do Sul. A mulher não possuía comprovação vacinal e havia retornado de viagem dos Estados Unidos no final de março. Os primeiros sintomas surgiram no início de abril. É o primeiro caso importado do Estado desde janeiro de 2024 e um alerta epidemiológico foi realizado pelo governo.

    Em resposta à notificação, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) e a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre estão em monitoramento dos contatos domiciliares do caso quanto ao surgimento de sintomas e situação vacinal contra o sarampo. Os comunicantes dos locais por onde ocorreu a circulação em período de transmissibilidade, a partir de 31 de março, estão sob monitoramento quanto ao surgimento de sintomas e revisão da situação vacinal contra sarampo, inclusive no voo de retorno ao Rio Grande do Sul. Até o presente momento não há casos sintomáticos dentre os expostos.

    O caso

    A mulher apresentou febre, mialgia, cansaço, tosse e coriza em 3 de abril, dias após ter  retornado de viagem. O exantema maculopapular (manchas avermelhadas) teve início discreto na face em 6 de abril, com progressão para tórax, abdômen e membros. Em busca de atendimento médico, ocorreu hospitalização de 8 a 11 de abril, permanecendo em isolamento e sendo detectada plaquetopenia (redução do número de plaquetas no sangue).

    Ela relatou ter realizado esquema vacinal completo contra o sarampo, porém não apresentou comprovante. Foram coletadas as amostras clínicas, com envio ao Lacen/RS e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com resultados reagentes (positivos) em 17 de abril.

    Vacinação

    Todas as pessoas com idade entre 12 meses e 59 anos têm indicação para serem vacinadas contra o sarampo. Adolescentes e adultos não vacinados ou com esquema incompleto devem iniciar ou completar o esquema vacinal de acordo com a situação encontrada, respeitando as indicações do Calendário Nacional de Vacinação. São duas as vacinas disponíveis para proteção contra o sarampo: vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e a tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela).