Desfile das escolas acontece a partir das 20h30 deste sábado, na Rua Marechal Floriano
O samba-enredo da escola Imperadores do Ritmo, de Santa Cruz do Sul, vai apresentar uma temática voltada ao mundo animal. Mais especificamente, da história do gato, e vai fazer forte apelo para o zelo e a proteção dos animais. O samba-enredo foi denominado "Felis Silvestris Catus, a Magia dos Animais", e será apresentado neste sábado (25), na Rua Marechal Floriano, durante o Desfile de Carnaval do Santa Folia, previsto para iniciar às 20h30.
Os desfiles das escolas de samba estão previstos para iniciar na esquina da Rua Júlio de Castilhos e finalizar próximo ao Monumento do Imigrante. Em 2023 não haverá competição entre elas. De acordo com a organização, a competição seria um peso para as escolas nesta retomada, algo desnecessário para a festa.
Fundada em 2005, a Imperadores do Ritmo traz o vermelho e branco para a avenida e dois imponentes tigres siberianos protegendo a coroa imperial como símbolo.
Para o presidente da agremiação, Edinei Martins, há a certeza de que todas as dificuldades da preparação serão superadas para promover um belo espetáculo à comunidade. “Temos as dificuldades em relação aos preços de materiais, que tiveram grande aumento nos últimos anos. Conseguimos reaproveitar alguns, mas pelo fato de não termos sede, fica muita coisa acomodada nas casas de integrantes da escola. Mas tenho certeza que vamos conseguir superar e realizar o desfile exatamente da forma que idealizamos”, destacou.
Cerca de 120 pessoas vão desfilar pela Imperadores do Ritmo, divididas em seis alas, como comissão de frente, baianas e bateria. “O fato de não termos carros alegóricos neste ano afetou positivamente em relação ao desfile. Nos libera mais tempo para dedicação em outras frentes da apresentação”, disse Martins.
Sem competição
O presidente da Imperadores do Ritmo salienta que o fato de não ter competição entre as escolas afeta positivamente o desfile. “É uma retomada após seis anos de parada. Nesse retorno, a gente encontra menos dificuldades em relação a destaques, então positivamente nos agraciou o desfile sem competição. Eu costumo dizer que quando há a competição você sempre quer o melhor do melhor. Sem competição é a mesma coisa, porém sem o peso e a tensão que a competição traz”, explicou.
Desfile na Marechal Floriano
Apesar de trazer uma visibilidade maior para a festa, o presidente pontuou algumas dificuldades que a via mais estreita no Centro trará para os integrantes das escolas. “O fato de não termos carros alegóricos se dá também pelo fato da via não ser a mais adequada para desfiles de Carnaval. Como se trata de um ano de retomada, a gente acabou aceitando o desafio. Esperamos que seja um desfile alegre, pra cima e que a gente consiga superar todos os obstáculos. Que seja um carnaval grandioso para todas as escolas”, finalizou o presidente.
Notícias relacionadas
Aberto o Natal da FelizCidade em Vera Cruz
Programação iniciou na noite deste domingo com Desfile Show da Acisa
Parada da Diversidade evidencia orgulho e resistência em Santa Cruz
Evento ocorre neste domingo no Centro da cidade
Papai Noel dos Correios: Rio Grande do Sul ainda tem cartinhas aguardando adoção
Em Santa Cruz, a adoção das cartinhas pode ser feita na agência central do município
Natal Encantado toma conta de Santa Cruz na Christkindfest 2024
Evento natalino vai contar com espetáculos, desfiles temáticos e atrações culturais de 4 a 22 de dezembro