A ideia é que ao menos três equipamentos sejam instalados em cada município
A primeira assembleia geral ordinária deste ano da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) foi realizada na manhã desta quarta-feira (22) e teve como tema principal a atual conjuntura da segurança pública na região. O encontro ocorreu na sede da Associação das Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), no Parque da Oktoberfest. O comandante regional da Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), Coronel Valmir José dos Reis, participou da reunião e apresentou informações comparativas dos últimos 10 anos de atuação da Brigada Militar na região, baseado em dados coletados pela Consultoria Falconi.
Número a número, o comandante fez um apanhado que demonstra que a criminalidade, de um modo geral, vem diminuindo em toda a região, seja nos crimes de roubo, abigeato, furto ou assassinato. Isso se deve às ações de inteligência que a Polícia Militar vem colocando em prática no Vale do Rio Pardo. A título de demonstração, Reis também fez um apanhado da atuação da polícia no interior e nas comunidades, por meio de ações repressivas e de programas sociais, salientando pontos de ineditismo e resultados surpreendentes, alguns exclusivos da região. Diante de um quadro de diminuição de efetivo, crise financeira e dificuldade em manter os criminosos detidos, o Comandante disse que as ações regionais beiram o sucesso, mas é preciso fazer mais.
Reivindicação
O encontro serviu ainda para que o comando regional sugerisse que os municípios se unam para integrar e centralizar o monitoramento da criminalidade em nível de região. Para tanto, reivindicou uma sala de Comando e Controle Regional que possa monitorar tudo o que acontece nas 15 cidades que formam a Amvarp, por meio de câmeras de monitoramento. De acordo com Reis, ao menos três equipamentos devem ser instalados em cada município – um na área central das cidades, local onde estão bancos, comércio, escolas e as outras duas na entrada e saída de cada uma dessas comunidades. Reis também solicitou que sejam instalados GPS nas viaturas, garantindo um controle mais efetivo.
Notícias relacionadas
Homem foge após jogar carro contra viatura da Brigada Militar em Rio Pardo
Fato ocorreu enquanto a BM estava efetuando a prisão de um indivíduo por tráfico de drogas
Ciclista embriagado se envolve em acidente com carro em Venâncio Aires
Colisão aconteceu na RSC-453, em frente ao Posto Nevoeiro
Acidente deixa caminhoneiro preso nas ferragens na RSC-287
Homem foi socorrido pelos Bombeiros Voluntários
Capturado em Sapiranga aquele que é considerado o maior arrombador de residências de Santa Cruz
Operação foi deflagrada pela Polícia Civil de Vera Cruz, que estava no rastro do foragido desde o mês de agosto