Política

Rodrigo Rabuske é eleito como novo presidente da Câmara de Vereadores

Publicado em: 22 de dezembro de 2021 às 16:22 Atualizado em: 02 de março de 2024 às 17:03
  • Por
    Milena Bender
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Jacson Miguel Stülp/ Assessoria de Imprensa
    compartilhe essa matéria

    Vice será Luizinho Ruas; os secretários serão Raul Fritsch e Cleber dos Santos Pereira

    O vereador Rodrigo Rabuske (PTB) é o novo presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul. O petebista foi eleito por unanimidade na tarde desta quarta-feira (22), durante reunião especial no Plenário Nilton Garibaldi. Além dele, compõe a nova mesa diretora o vice-presidente Luizinho Ruas (PSD) e secretários Raul Fritsch (Republicanos) e Cleber dos Santos Pereira (DEM). 

    Quinto mais votado no pleito municipal de 2020 com 1449 votos, Rabuske exerce o primeiro mandato como vereador. "É um grande desafio, sou um vereador de primeiro mandato. Antes de mais nada preciso agradecer aos colegas e a todas as bancadas. A Câmara de Santa Cruz é enxuta. Pretendo seguir este princípio de economicidade. Entre os nossos desafios estão, por exemplo, a criação de um grupo de trabalho para discutir o regimento interno. Outro tema é a transparência e a digitalização do material gerado aqui na casa. Quero trazer a comunidade ainda mais para perto do Legislativo. Vejo bons exemplos como os estágios e o parlamento jovem na Câmara dos Deputados, por exemplo, e pretendo trazer isso para a realidade local. Precisamos fazer com que os jovens entendam de política e queiram fazer parte disto logo ali na frente”, comentou o novo presidente.

    O novo comando do Legislativo segue o acordo selado entre os parlamentares no início do mandato, quando se propôs um rodízio na presidência entre os partidos ao longo dos quatro anos. Ilário Keller (Progressistas) presidiu a Câmara no primeiro ano. Após o PTB, Republicanos e PSDB ainda devem assumir a cadeira. O PSD, que está na base governista, ficará com a vice-presidência nos dois primeiros anos. Outros partidos também irão ocupar posições na Mesa Diretora.