Região

Projeto que altera cálculo do IPTU é aprovado pela Câmara de Vereadores de Venâncio Aires

Publicado em: 22 de dezembro de 2020 às 11:20 Atualizado em: 23 de fevereiro de 2024 às 07:56
  • Por
    Bruna Oliveira
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Com a aprovação com percentual do IPCA, o reajuste do imposto será em torno de 6%

    Em última sessão ordinária deste ano, a Câmara de Vereadores de Venâncio Aires aprovou o projeto de lei que altera a base de cálculo do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) do município. Com a nova legislação, o IPTU passará a ser calculado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O projeto, de autoria do Executivo, tem em vista os altos valores apurados para o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) nos últimos 12 meses.

    O objetivo é amenizar o aumento que será repassado à comunidade em 2021, já que caso fosse mantido o IGP-M como base de cálculo, o acréscimo seria de cerca de 20%. Entretanto, com a aprovação do IPCA, a inflação será em torno de 6%. A alteração é excepcionalmente para o exercício fiscal do ano de 2021. 

    O IPTU 2021 vai poder ser pago em cota única com 5% de desconto pela antecipação e mais 8% do Bom Pagador. Quem tiver os descontos do IPTU Mais pode chegar ao índice de 50% de desconto do Imposto. A parcela vence em 10 de fevereiro. Quem optar pelo pagamento em oito vezes começa a pagar o primeiro boleto no dia 10 de março.