BAT AgriTech Centre desenvolve tecnologias e soluções voltadas ao Agro para alavancar a produtividade cada vez mais sustentável
A BAT Brasil inaugurou, em Mafra, Santa Catarina, o novo Centro de Pesquisas em Tecnologias do Agro, o BAT AgriTech Centre. O evento de inauguração recebeu lideranças políticas, entidades do setor e autoridades como o prefeito de Mafra, Emerson Maas e o Gerente Regional da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de SC (EPAGRI), Getúlio Tadeu Tonet, representando o Governo do Estado de Santa Catarina, além de colaboradores e executivos da companhia.
A inauguração do centro tecnológico simboliza uma cultura de investimento em pesquisa e inovação que há quase quatro décadas gera soluções para o agronegócio. Com um parque tecnológico completo, o AgriTech Centre desenvolve atividades que vão desde a semente à cura do tabaco, por meio de um processo sólido e baseado em ciência, pessoas e tecnologia de ponta.
“A BAT Brasil atua em mais de 370 municípios, produzindo mais de 130 milhões de quilos de tabaco por safra. Esse trabalho é sustentado pelo setor de pesquisa agrícola e pela difusão de tecnologias, que garantem o mais avançado pacote tecnológico para a produção. Nos últimos 10 anos, conseguimos aumentar a produtividade em mais de 50%, o que elevou a rentabilidade e a qualidade de vida das famílias produtoras”, explica Maurício Cantisani, diretor global de Pesquisa e Desenvolvimento e Produção de Tabaco da BAT Brasil na América do Sul.
A presença da companhia na região é estratégica para o desenvolvimento local e o fortalecimento da economia como um todo, gerando empregos e contribuindo com a arrecadação de impostos em todas as esferas. Com um investimento de mais de 60 milhões de reais e tecnologias desenvolvidas internamente e em parceria com universidades e pesquisadores renomados, o centro ocupa uma fazenda de 189 hectares, abrigando o maior programa de melhoramento genético e de desenvolvimento de tecnologias dedicadas à cultura do tabaco no mundo.
Presente na solenidade, o Gerente Regional da Epagri, Getúlio Tadeu Tonet, ressaltou a importância do setor de tabaco e da BAT Brasil para a região. “Eu falo da importância da BAT, porque hoje nós temos um Planalto Norte de mais de 40 mil hectares de tabaco plantado, e isso gira um valor bruto de R$ 2,5 bilhões. Essa renda está no produtor, fica na região e se desenvolve em toda parte econômica do Planalto Norte”, afirmou.
O prefeito de Mafra, Emerson Maas, também destacou a relevância do investimento para a cidade e para o setor produtivo. “Agradecemos a BAT por escolher nossa cidade para trazer esse investimento, um dos maiores centros tecnológicos do agronegócio do mundo. E isso também não é por acaso, gostaria de enaltecer que Mafra já tem hoje o terceiro maior movimento econômico do agronegócio de Santa Catarina e um dos grandes responsáveis por esse índice é a produção de tabaco”, disse Maas.
Do Brasil para o mundo
O BAT AgriTech Centre também acomoda a unidade de industrialização de sementes, que atualmente é responsável por preparar e exportar sementes para o Brasil e mais de 11 países, como Bangladesh, Paquistão, Sri Lanka, Fiji, Vietnã, Croácia, México, Chile e Kenya. Os resultados desse investimento são as melhores sementes oferecidas a todos os produtores destas nações e os produtores do sistema integrado da BAT.
Presente em todo o Brasil, a BAT tem mais de 5 mil colaboradores diretos e gera milhares de empregos indiretos, contribuindo com o desenvolvimento das regiões onde está presente, assim como em Santa Catarina e em toda a região Sul do país.
Notícias relacionadas
Departamento Técnico de Mutualidade da Afubra explica como evitar incêndios em estufas
Nesta safra, em levantamento feito até sábado (16), 212 estufas já tiveram algum tipo de sinistro nos três estados do Sul
Trabalho decente na produção de tabaco é pauta de encontro em Santa Catarina
Evento reuniu cerca de 380 pessoas entre produtores, orientadores das empresas, sindicatos, representantes da cadeia produtiva e de órgãos de fiscalização
Sinimbu recebe duas retroescavadeiras da bancada gaúcha
O ato de entrega foi realizado junto ao Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio
Campanha de vacinação contra brucelose atende propriedades rurais em Vera Cruz
A vacinação é obrigatória para fêmeas bovinas e bubalinas de 3 a 8 meses, e necessária para a sanidade do rebanho e a segurança alimentar