Na manhã desta terça-feira, técnicos e estudantes estiveram em um dos produtores inseridos no programa que preserva as nascentes do Arroio Andréas
O Programa Protetor das Águas, de Vera Cruz, recebeu na manhã desta terça-feira (22) a visita de responsáveis pela iniciativa, integrantes do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo (Comitê Pardo), estudantes de universidades gaúchas e de dois técnicos franceses. O objetivo foi apresentar o Protetor das Águas, que desenvolve ações de recuperação e proteção de recursos hídricos, mediante o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) aos agricultores de pequenas propriedades. A visita foi nas terras de Eno Wegner, em Linha Andréas. Pelo local, os visitadores e estudantes puderam ver na prática como funciona o programa, bem como sanar dúvidas relativas à sua implantação.
Ainda na manhã desta terça-feira, o grupo foi até a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Vera Cruz para conhecer como funciona a estrutura, que recebe a água captada do Arroio Andreas e abastece cerca de 70% da área urbana do município, conforme dados do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae).
O PROTETOR DAS ÁGUAS
Desde o ano passado, o Protetor das Águas está sob o comando da Prefeitura de Vera Cruz com atividades de forma permanente e renovação anual. Para que isso ocorresse, a prefeita Rosane Petry encaminhou um projeto de lei à Câmara de Vereadores para a criação do Programa Protetor das Águas. As atividades também contam com o aporte de recursos da Agência Nacional de Águas (ANA). Atualmente, há 63 produtores inseridos no Programa Protetor das Águas.
Notícias relacionadas

Lula decreta luto oficial de sete dias pela morte do papa Francisco
Presidente destacou a atuação do Papa em favor dos pobres e refugiados

Convenção coletiva do comércio em Santa Cruz deve ser assinada na terça-feira
Acordo definirá reajuste salarial e renovação de cláusulas sociais para trabalhadores do setor de lojas no município

Horóscopo: A semana inicia com a possibilidade e você refletir
Será um bom momento para refletir e expressar criativamente o que você quer, sobre seus relacionamentos e sobre um equilíbrio harmonioso necessário. Que sementes gostaria de plantar agora?

Saiba quem são os cardeais brasileiros que podem escolher o novo papa
Gaúcho de nascimento e atual arcebispo de Porto Alegre estão entre os nomes responsáveis pela decisão