Cultura e Entretenimento

Youtuber Diogo Elzinga lança documentário sobre Santa Cruz do Sul

Publicado em: 22 de outubro de 2024 às 21:07 Atualizado em: 22 de outubro de 2024 às 21:10
  • Por
    Emily Lara
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Obra explora a identidade do município através de uma visão externa, de alguém que não reside na Terra da Oktoberfest

    Na noite desta terça-feira (22), ocorreu o pré-lançamento do documentário “Santa Cruz do Sul – uma cidade completa”. A obra, produzida pelo jornalista, criador de conteúdos e youtuber, Diogo Elzinga, apresenta imagens do interior e da cidade, explorando a identidade do município.

    Em entrevista ao Grupo Arauto, Elzinga explicou que o vídeo documental é uma visão externa de alguém que não reside na Terra da Oktoberfest, mas que ficou na cidade o tempo suficiente para entender como que ela respira e qual a sua identidade. Ele destacou que, junto com sua equipe, buscou traduzir os quatro dias que ficou no município das mais variadas formas, seja pela arquitetura, pela gastronomia ou pelos pontos turísticos.

    “As histórias que poucas pessoas conhecem. […] É um vídeo para despertar nas pessoas, principalmente que moram aqui, para despertar esse sentimento de pertencimento, para elas entenderem que muitas vezes a gente vive num lugar e a gente não consegue enxergar todas as belezas, todas as qualidades, as características que a gente tem no município”, ressaltou.

    Entre tantas cidades a serem exploradas, Elzinga escolheu Santa Cruz através de uma pesquisa realizada com o seu público. “Todos os meses eu abro essa enquete e as pessoas podem votar em qual cidade que elas querem que eu produza meu próximo documentário, e o público se engajou. Bastante gente de Santa Cruz votou para a gente produzir esse vídeo”, contou.

    O youtuber, conhecido pelo seu humor, salientou que apresenta em seu trabalho particularidades que as pessoas não conheciam, mas de uma forma leve. “Eu prefiro dizer que esse é um vídeo que entretenha. Um vídeo que ele não tem um propósito de fazer as pessoas darem risada, como um show de stand-up, mas de ter aquela dinâmica, aquela leveza muitas vezes de brincar com uma situação, de quebrar aquele padrão muitas vezes jornalístico, sério, que a gente encontra em muitos documentários ou vídeos, para que as pessoas assistam isso de uma forma leve”, concluiu.

    O lançamento oficial do documentário será no próximo domingo (27), no canal Diogo Elzinga.

    Foto: Divulgação