A construção, no interior de Vera Cruz, não conta com pregos, sendo as tábuas de madeiras encaixadas umas nas outras
A recém inaugurada Capela São José, localizada em Linha Cereja, interior de Vera Cruz, chama a atenção não só pela beleza arquitetônica da construção em madeira, mas também pela forma como foi erguida – sem uso de pregos – e pela história por trás de sua concepção. O templo religioso, que levou 70 dias para ser construído, sob a coordenação de Dirceu Carlos Schirmer, teve a inauguração oficial no domingo, dia 17, em uma programação organizada pela Comunidade de Vida e Oração Cidadãos do Infinito – na qual está sediada – e com a presença do bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul, Dom Aloísio Alberto Dilli.
A capela, salienta o coordenador de atividades da Comunidade, João Carlos Rech, trata-se de uma homenagem a São José, esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus Cristo, cuja profissão era carpinteiro. “Sendo o ano de 2021 dedicado a São José, conforme determinou o Papa Francisco, fizemos essa homenagem a Ele. A construção toda é em madeira renovável, material que São José utilizava em seu ofício, com o diferencial de não usar pregos, sendo as tábuas encaixadas umas nas outras ao longo da estrutura”, explica.
Entre as curiosidades, a capela é composta em seu interior por uma escada, que se trata de uma réplica da escada milagrosa de São José, em formato caracol . “Conta a história que no estado do Novo México, nos Estados Unidos, as irmãs de um convento precisavam construir uma escada de seis metros, mas os engenheiros não foram capazes de realizar o serviço. Certa vez, um homem a cavalo chegou no local com suas ferramentas e disse que construiria a escada. Assim o fez, sem cobrar nada pelo serviço. Dias depois a escada estava lá, feita de uma madeira desconhecida e cuja construção os engenheiros que a visitaram não sabiam explicar”, revela João Carlos.
A escada leva a um mezanino no segundo andar, onde outra escada menor dá acesso ao sótão. No terceiro andar, explica Dirceu, fica o sino da igreja, cujo som se expande para o exterior da construção através de uma janela com frestas, feita em madeira. É ali também que os visitantes podem ter acesso a uma extensão da parte interna do telhado. “É uma passarela que permite a passagem das pessoas que têm interesse em conhecer os detalhes da construção”, complementa Dirceu.
Já no quarto andar, em um pequeno cômodo, é possível ter uma visão interna da torre da capela. Dirceu explica que ela foi construída em um gabarito, ainda em solo e, posteriormente, encaixada perfeitamente na estrutura que estava a sua espera. No topo, a torre leva a cruz da capela.
A COMUNIDADE
A Capela São José está situada junto à Comunidade de Vida e Oração Cidadãos do Infinito, em uma propriedade cercada pelas belezas naturais, em meio às árvores, canto dos pássaros, lindas construções – onde habitam moradores e estudantes de teologia -, além de outras duas capelas (veja no quadro). Essa Comunidade de Vida e Oração, entre centenas em todo o Brasil, foi criada por meio de decreto pelo bispo emérito da Diocese de Santa Cruz do Sul, Dom Aloísio Sinésio Bohn, em março de 2007. Portanto, esclarece João, a comunidade está ligada ao Bispo, sem relação com a Paróquia de Vera Cruz. “Existem diversas comunidades de Vida e Oração no Brasil, que são lugares onde se convive em uma espiritualidade mais centrada, onde as pessoas vêm para morar e rezar, como se aqui fosse a última passagem antes dos céus”, complementa João.
OUTRAS CAPELAS
Ao ingressar na propriedade, em Linha Cereja, a primeira das construções aparentes é a Capela Nossa Senhora dos Anjos, que fica ao centro de uma construção em tijolos à vista, sendo ocupada nas extremidades como casas. Ela foi inaugurada em 21 de novembro de 2010, por Dom Canísio Klaus, bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul. No local são realizadas missas aos domingos pela manhã e os fiéis são atendidos pelo padre para confissão, “hábito já esquecido por muitas igrejas e, que, portanto atrai os fiéis”, observa João Carlos Rech. Anteriormente à capela, a comunidade fazia as celebrações em uma pequena construção ao lado, usada hoje como refeitório.
Ao seguir o caminho, é possível avistar a Capela São Miguel Arcanjo, inaugurada em 29 de setembro de 2019, na presença de Dom Aloísio Sinésio Bohn, bispo emérito da Diocese de Santa Cruz do Sul. Entre as curiosidades, além da delicadeza nos detalhes, como no altar, a construção reserva uma espécie de apartamento no andar superior, utilizado pelo padre. É no local que são transmitidas grande parte das celebrações online.
Notícias relacionadas

Santa Cruz prepara nova licitação para transporte escolar
A primeira tentativa, aberta em fevereiro, acabou sem interessados

Galpão Gazapina é inaugurado em Venâncio Aires e oferece espaço exclusivo para quem deseja apreciar cerveja artesanal
Atendimento inicia em maio e será mediante reserva

Nos primeiros 100 dias, Secretaria de Educação dobra repasse do Programa Dinheiro Direto na Escola
Secretária Jane Sabin destacou o trabalho desenvolvido pela pasta no início da gestão

Prefeitura inicia primeira etapa de plantio de flores em Santa Cruz
Begonia, petúnia e tagete foram as espécies escolhidas. Secretaria de Serviços Públicos começou preparo dos canteiros