Política

Tenente Célio: “quero dar início a uma nova era de desenvolvimento social e econômico”

Publicado em: 22 de agosto de 2024 às 17:00
TENENTE CÉLIO É O REPRESENTANTE DO PT | EDUARDO WACHHOLZ
compartilhe essa matéria

Candidato a Prefeito de Rio Pardo pelo Partido dos Trabalhadores encerrou a rodada de entrevistas na Arauto News

Para encerrar o ciclo de entrevistas com os candidatos à majoritária de Rio Pardo, a Arauto News recebeu na manhã desta quinta-feira (22), Célio José Pereira (PT). O petista tem Pedro Antônio Panichi Lopes (PSB) como candidato a vice-prefeito pela sua coligação. O tenente Célio é filho de agricultores familiares, nascido no Passo da Areia, localidade de Rio Pardo, e possui oito irmãos. Considera sua infância difícil, de pobreza, de serviços precários.

Deixou o interior e trocou pela cidade, para estudar, e depois acabou chegando o Serviço Militar obrigatório. Em 1984, ingressou na Brigada Militar, teve graduações, e durante toda sua vivência adquiriu um contato aproximado com a vida pública. Cursou Ciências Contábeis para se aprofundar em setores que passou a trabalhar e chegou a atuar com os governadores gaúchos Olívio Dutra e Tarso Genro, e assim passou a se sentir mais seguro, com capacidade técnica para gerir a coisa pública, o que o levou até este momento. “Rio Pardo é uma potência que está adormecida”, diz ele, que busca romper com o domínio político na cidade.

Amparado no conjunto de práticas adotado pelo PT do presidente Lula, o candidato quer implantar um programa social com desenvolvimento econômico, que vai refletir na área do turismo, cultura, agroindustrialização, da arte, na capacidade de arrecadação, na qualificação dos serviços públicos, infraestrutura, citou. Ele buscará capitalizar os votos que Lula teve na Cidade Histórica para sua candidatura e acredita na sensibilidade do povo para isso, para agora dar protagonismo ao PT no comando de Rio Pardo.

O projeto do Tenente Célio trabalha a infraestrutura e a qualificação dos serviços públicos, com muita participação das pessoas. “A gente tem que olhar para dentro das nossas potencialidades. Nós somos uma potência, temos que desenvolver”, frisou. Um conjunto de práticas precisariam ser implantadas para alcançar as metas, aponta o petista, destacando que muitos cidadãos saíram de Rio Pardo para buscar oportunidades em outros municípios. Dentre os pontos a serem trabalhados se for escolhido Prefeito, ele elencou alguns.

A estrutura da saúde exige melhor qualidade de gestão, opina Tenente Célio, para agir onde estão os gargalos e efetivamente melhorar a qualidade do atendimento à população. Inclusive pensa que seja viável retomar a administração do hospital regional para o município. Atenção especial pretende dar também às unidades básicas de saúde e a valorização aos agentes comunitários. Inclusive, tem como meta concretizar a sonhada UTI e oferecer uma gama de especialidades para a área da saúde. De todo modo, para qualquer área, defende um projeto mais socialista, de acordo com o que defende seu partido.

Outra prioridade é resolver o que considera uma demanda antiga, investir em mais creche em Rio Pardo. No primeiro semestre de 2025, se for eleito, pretende ampliar as vagas para garantir o atendimento na educação, com oportunidades para as crianças, pois Tenente Célio considera ali uma carência. Assim como a melhoria das estradas do interior e a pavimentação na cidade devem estar no topo de seus compromissos. “Quero dar início a uma nova era de desenvolvimento social e econômico”, frisou.

A Cobertura das Eleições 2024 do Grupo Arauto tem o patrocínio de Tatiane Fortuna Bruxel, reumatologista e médica da dor, Lucas Bruxel, cardiologista, Viva Assessoria de Condomínios, Cedil Diagnóstico por Imagem, New Cars, Cuppini Autopeças e Serviços, Cosner Soluções em Infraestrutura de TI, Agro Fumigações, Sayonara Tur, Funerária Caminho da Paz e Lisaruth Open Mall.

Leia também