Geral

Mapeamento aponta 552 casas na zona de arraste, somente na área urbana de Cruzeiro do Sul

Publicado em: 22 de julho de 2024 às 15:23
  • Por
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Prefeitura de Cruzeiro do Sul
    compartilhe essa matéria

    A Defesa Civil do município protocolou junto ao órgão nacional o plano de trabalho para a reconstrução

    A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari, realizou um levantamento para ter uma real dimensão sobre a área de arraste do município. A cidade foi uma das mais atingidas pela enchente do mês e maio, tanto na parte urbana quanto na rural.

    Conforme os dados, são 552 unidades habitacionais, mapeadas através de imagens de satélites e drones, na área de arraste, ou seja que estão localizadas em áreas invadidas pelas águas do Rio Taquari.

    Ainda de acordo com o levantamento, o bairro mais atingido foi o Passo de Estrela com 238 casas. Seguido pelo Bairro Zwirtes, com 122; Glucostarck, com 107; Bom fim, com 43 e Centro com 42 casas.

    Leia também

    A Prefeitura salienta que a zona de arraste na área rural ainda não foi mapeada, mas as casas atingidas sim. Enquanto a prefeitura aguarda a análise do pedido, será montado o segundo plano de trabalho com a inclusão das moradias destruídas ou interditadas na área alagável, cujas vistorias presenciais estão sendo feitas desde o mês passado.

    A Defesa Civil de Cruzeiro do Sul esclarece que este levantamento vai proporcionar um cenário mais real das necessidades habitacionais, salientando que os proprietários não precisam realizar nenhuma ação, no momento. Quando necessário será amplamente divulgado.