Evento segue até este domingo no Parque da Oktoberfest
Neste fim de semana, os santa-cruzenses têm a oportunidade de degustar uma parte da tradição culinária trazida ao território pelos imigrantes alemães. A 24º edição da Festa das Cucas movimenta o Parque da Oktoberfest com uma grande programação cultural e artística. O evento, que iniciou nessa sexta-feira (21), segue até às 18h deste domingo (23).
A festa é tradicionalmente conhecida pela sua corte. Neste ano, a Cuca Auf Wiedersehen, da Padaria Pritsch, foi a grande vencedora. Em segundo lugar, ficou a Cuca Traubenkuchen, da Lisaruth. Em terceiro lugar, a Cuca Fortaleza, da Connfeipão.
Cuca Auf Wiedersehen
A rainha da Festa das Cucas tem recheio de milchcreme – creme de leite, com gemas e leite condensado – , creme de laranja, nozes crocantes e streusel. A proprietária da Padaria Pritsch, Vivian Pritsch, destacou que houve um grande aumento nas vendas antes mesmo do início da festa. “A gente até brinca que a ganhadora já pagou os custos da gente estar aqui antes mesmo da festa acontecer”, revelou.
Para ela e sua equipe, o título é motivo de orgulho. “A gente é tetra campeã da Festa das Cucas. É uma honraria ter esse título, como uma empresa mais tradicional, quase 100 anos de história, de conseguir reforçar os sabores que a gente transmite de geração em geração”, afirmou.
Cuca Traubenkuchen
A 1ª princesa da Festa das Cucas conta com um recheio de uva, canela e noz moscada. De acordo com o proprietário da Lisaruth, Mathias Bertram, a expectativa é vender aproximadamente dez mil cucas nesta edição do evento.
Para ele, o título é um grande reconhecimento. “Nós mudamos o nome dela agora para homenagear os 200 anos da imigração alemã que está acontecendo este ano. Utilizamos a cuca de uva, tão tradicional, para trazer ao concurso. Há 25 anos ela é a cuca mais vendida. Esse ano teve seu reconhecimento e foi premiada como a 1ª princesa da festa”, contou.
Cuca Fortaleza
A 2ª princesa da Festa das Cucas é feita com raspas de limão, leite condensado e creme de leite. Segundo a proprietária da Confeipão, Simone Noy, o prato está sendo aceito e muito procurado pela comunidade. A expectativa é de grandes vendas até o fim da festa.
Para ela, ganhar o título evidencia a qualidade da padaria. “O nome da padaria acaba se destacando. Ter uma princesa, o nome que eles procuram em uma cuca que é tão tradicional para a cidade é muito bom.[…] Essa é a nossa quarta princesa. Eu ainda vou ganhar uma rainha”, afirmou.
Notícias relacionadas
Aberto o Natal da FelizCidade em Vera Cruz
Programação iniciou na noite deste domingo com Desfile Show da Acisa
Parada da Diversidade evidencia orgulho e resistência em Santa Cruz
Evento ocorre neste domingo no Centro da cidade
Papai Noel dos Correios: Rio Grande do Sul ainda tem cartinhas aguardando adoção
Em Santa Cruz, a adoção das cartinhas pode ser feita na agência central do município
Natal Encantado toma conta de Santa Cruz na Christkindfest 2024
Evento natalino vai contar com espetáculos, desfiles temáticos e atrações culturais de 4 a 22 de dezembro