Arauto Saúde

Arauto Saúde

Arauto Saúde: a importância do mel e da abelha para a saúde da população

Publicado em: 22 de junho de 2024 às 08:00
Foto: Mariana Schneider/Grupo Arauto
compartilhe essa matéria

O entrevistado desta semana foi o presidente da Associação Santacruzense de Apicultores, José Carlos Hass

No Arauto Saúde desta semana , o jornalista Pedro Thessing conversa com o presidente da Cooperativa dos Apicultores Familiares do Brasil (Copromel) e da Associação Santacruzense de Apicultores (ASA), José Carlos Hass. Na oportunidade, Hass destacou a importância do mel e da abelha para a saúde das pessoas.

O apicultor revelou que a grande maioria da população acredita que a abelha é apenas produtora de mel, mas, segundo ele, esses insetos fazem a coleta na natureza para produzir diversos produtos como própolis, geleia, cera, entre outros.  Além disso, Hass afirmou que o mel é um dos melhores remédios naturais existentes.

“O meu avô falava que o mel era remédio, e hoje eu tenho a grande certeza disso. Se você olhar a composição química do que realmente é o mel, ele realmente é a melhor farmácia”, disse.

Outro ponto mencionado é os diferentes sabores de mel que podem ser encontrados, dependendo das flores onde é coletado e das espécies de abelhas. “O Brasil é o país que tem quase 400 espécies de abelhas nativas e que a maioria não conhece”, contou.

Ele ressaltou ainda que se não fosse o agente polinizador abelha, certamente haveria uma produção 70% menor nas culturas de alimento para o ser humano, animais e toda a cadeia do ecossistema. “Albert Einstein disse em 1877 que caso não houvesse mais abelha no nosso planeta, o bicho-homem não estaria mais nesse planeta, porque ele iria morrer de fome. […] De 70% a 90% da polinização para geração de frutos e alimento é resultado da abelha que visita a flor”, concluiu.

Leia também