Geral

Pelos bairros, grupo de mulheres ouvirá anseios

Publicado em: 22 de maio de 2017 às 17:54 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 14:01
  • Por
    Lucas Miguel Batista
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Iniciativa é da vereadora vera-cruzense Maria de Fátima Gomes dos Santos

    A comunidade dos bairros começará a ser ainda mais ouvida com a proposta da única representante mulher do Legislativo vera-cruzense. Isso porque foi lançado na noite da última quinta-feira, dia 18, o grupo Mulheres em Ação, coordenado pela vereadora Maria de Fátima Gomes dos Santos. A ideia será realizar reuniões pela área urbana do município e ouvir os anseios da população, seja na área da saúde, obras, saneamento, o que for, e levar até a pessoa responsável, que irá solucionar ou pelo menos indicar de que forma o problema pode ser resolvido. Estes encontros acontecerão uma vez por mês em residências de mulheres que participam do grupo.

    A primeira reunião foi na última quinta, no bairro Arco-Íris. No dia foram citados diversos pontos a serem aperfeiçoados. Entre os mais lembrados pelas mulheres estão melhora na sinalização, iluminação e estradas. Com isso, o grupo irá convidar o secretário de Obras, Saneamento e Trânsito de Vera Cruz, Gilson Becker, para participar da próxima reunião, agendada para o dia 22 de junho, também no bairro Arco-Íris. Esta metodologia de levar o responsável até o grupo será mantida para os próximos bairros e outras áreas elencadas.

    A IDEIA
    Engajada com as causas sociais há mais de uma década, Maria de Fátima comenta que a ideia surgiu após perceber uma maior abertura com a Administração Municipal no sentido de ouvir os anseios da população. Foi então que o grupo se originou. “O objetivo destas reuniões é oferecer à comunidade uma metodologia prática para que possamos elaborar planos de desenvolvimento nos bairros. Nestes encontros as moradoras destacam as melhorias necessárias”, diz. “A ideia é mostrar que as mulheres do grupo juntas podem organizar e interagir com os agentes públicos”, acrescenta. Maria de Fátima antecipa também que o objetivo é elaborar planos de ação que melhorem as condições de vida e convívio social nos bairros. “Tentamos convidar uma mulher de cada bairro, claro que não conseguimos abranger Vera Cruz inteira. Mas as mulheres que tiverem interesse em participar podem ficar à vontade e vir nas reuniões. Elas serão muito bem-vindas”, convida.