carteira de identidade

Atendimento do IGP deve ser normalizado em Santa Cruz nas próximas semanas

Publicado em: 22 de abril de 2025 às 19:30
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • FOTO: DIVULGAÇÃO / GOVERNO FEDERAL
    compartilhe essa matéria

    Atualmente, o serviço funciona de forma limitada em uma sala cedida pela Brigada Militar

    O posto de identificação do Instituto-Geral de Perícias (IGP) de Santa Cruz do Sul deve retomar a normalidade nos atendimentos em breve. Atualmente, o serviço funciona de forma limitada em uma sala cedida pela Brigada Militar, o que tem gerado atrasos na emissão de carteiras de identidade e provocado reclamações da comunidade.

    A situação é resultado do fechamento da antiga sede do IGP, localizada na Rua Marechal Floriano, que foi desativada em maio do ano passado devido a problemas estruturais causados por fortes chuvas. Desde então, o atendimento tem sido realizado em caráter emergencial, com espaço e capacidade reduzidos.

    Durante a sessão desta segunda-feira (22) na Câmara de Vereadores, Édson Azeredo (PL) anunciou uma solução provisória. Segundo ele, o prefeito Sérgio Moraes (PL) está disponibilizando um novo espaço no Parque da Oktoberfest, onde o posto de identificação funcionará junto à Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana. A expectativa é que o serviço comece a operar no novo local dentro de duas semanas. Com isso, o atendimento voltará a ser feito sem necessidade de agendamento prévio.

    Além da medida municipal, a deputada estadual Kelly Moraes (PL) tem articulado com o governo estadual a locação de uma nova sede definitiva para o IGP em Santa Cruz do Sul, a fim de garantir estrutura adequada e evitar futuras interrupções no serviço.