Geral

Seminário promove debate sobre desenvolvimento sustentável na região

Publicado em: 22 de abril de 2024 às 11:02 Atualizado em: 30 de abril de 2024 às 20:43
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Fonte
    Portal Arauto
  • compartilhe essa matéria

    Entre os cases de sucesso, está o Programa Protetor das Águas, de Vera Cruz

    O 1º Seminário Gaúcho de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) teve início, na manhã desta segunda-feira (22), na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Um dos objetivos do evento é promover um debate sobre o desenvolvimento sustentável na região. Entre os cases de sucesso, está o Programa Protetor das Águas, de Vera Cruz.

    LEIA TAMBÉM: Com tempo integral há dois meses em vigor, veja como está sendo a experiência na Emef Menino Deus

    Coordenador da Unisc Serviços, Paulo Theisen, ressaltou a importância do evento. “O seminário busca tratar de um tema que tem cada vez mais relevância para todos nós, as questões ambientais. Nós elegemos o PSA como um tema central por conta dos impactos positivos para sociedade como um todo. O objetivo central é divulgar e envolver a comunidade nos temas ambientais”, disse. 

    O 1º Seminário Gaúcho de Pagamento por Serviços Ambientais conta com a participação de autoridades estaduais e municipais, técnicos, pesquisadores, entusiastas do tema e representantes de entidades, incluindo do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul. 

    A programação inclui mesas redondas e palestras que abordam diferentes aspectos do PSA e sua aplicação na região. Nesta segunda, são realizadas mesas redondas para discutir o papel da ferramenta como mecanismo para a revitalização de bacias hidrográficas, a visão dos sistemas de abastecimento de água em relação ao PSA e diferentes iniciativas no Rio Grande do Sul.

    VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Para dar continuidade às atividades, nesta terça, está prevista uma palestra destinada aos produtores rurais de Vera Cruz, para abordar a conservação de solos dentro do Programa Produtor de Águas. A programação busca envolver diretamente os participantes e demonstrar na prática os benefícios e desafios relacionados ao PSA.