Geral

Secretaria de Saúde de Santa Cruz promove ações na Semana de Combate à Tuberculose

Publicado em: 22 de março de 2017 às 15:18 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 13:15
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Reprodução/Internet
    compartilhe essa matéria

    Cerca de 38 pacientes são atualmente monitorados no município

    Tosse por mais de três semanas, sinais de emagrecimento, febre e falta de apetite. Esses são os principais sintomas que podem indicar se alguém está ou não com tuberculose. Desde a última segunda-feira, várias ações de prevenção e orientação para combater a doença estão acontecendo em Santa Cruz do Sul. A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), por ocasião do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, instituído em 24 de março.

    De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Combate à Tuberculose, Vanda Hermes, cerca de 38 pacientes são atualmente monitorados no município. “É uma doença que pode levar a óbito e que é  muito confundida com a gripe”, alerta. Segundo Vanda, o procedimento para diagnosticar a tuberculose é simples e em todas as unidades de saúde pode ser encaminhada a requisição para exame. “É gratuito e em dois dias o paciente já tem o resultado”, esclarece.

    Ela alerta, no entanto, sobre a necessidade de não interromper o tratamento. São necessários seis meses de tratamento. Um dos momentos escolhidos para falar sobre a doença aconteceu na tarde desta terça-feira. Em uma palestra para catadores na Usina de Triagem, no bairro Dona Carlota. acompanhada de uma enfermeira, Vanda orientou sobre como fazer a coleta do escarro e aproveitou para fazer o teste rápido de HIV, sífilis e hepatite.

    Nos próximos dias outras ações serão realizadas. Na quinta-feira (23), haverá um encontro com os pacientes no Centro Regional de Saúde do Trabalhador (Cerest). “Nossa intenção é estimular para que eles não abandonem o tratamento”, afirma. Já na sexta-feira (24), um ônibus da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa)  estará na Praça Getúlio Vargas com profissionais da área, das 9h às 11h30min e das 13h às 16h. A ação terá foco educativo e consistirá no repasse de orientações sobre a doença para a população.

    No mesmo dia ocorrerá também a capacitação para agentes comunitários de saúde no Cerest. Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas pelos telefones (51) 3713-7468.