Bairro Coronel Brito conta com o trabalho do médico Bem-Hur Moraes de Lima
O Programa “Mais Médicos” (PMM) do Governo Federal é um grande sucesso em todo país com dados comprovam melhorias no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Ocorrendo em diversos municípios de todos os estados há alguns anos, o PMM chega a Venâncio Aires em 2017. Agora, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Coronel Brito conta com o trabalho do médico Bem-Hur Moraes de Lima.
Natural de Santa Maria, região central do estado, o médico formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) atua na unidade 32 horas semanais, ou seja, são 8 horas por dia nas segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, desde o início do mês de fevereiro. Nas terças-feiras o médico não atende no posto, pois realiza atividades específicas exigidas pelo Programa Federal.
Nesta semana, em visita ao gabinete do Prefeito Giovane Wickert, Lima falou da receptividade do povo venâncio-airense e da importância do programa. Há pouco mais de um mês no município, o médico está adaptado à rotina da Unidade e é referência no atendimento aos pacientes daquela região. “Estamos muito contentes com o trabalho de Dr.Ben-hur. Ele vem recebendo grandes elogios da comunidade pelo atendimento humanizado, carinhoso e qualificado”, disse o Secretário de Saúde Ramon Schwengber.
Lima é o primeiro médico pelo programa a atuar no município e a expectativa da gestão de Giovane Wickert é conseguir ampliar o número de profissionais. “O Mais Médicos era um grande desejo nosso. Sabemos da importância do programa e das melhorias que ele promove nos municípios em que atua. Venâncio não podia ficar de fora, e estamos muito felizes em hoje disponibilizar mais este ganho a nossa comunidade”, garante Wickert ao lembrar ainda que o programa busca resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão e cria ainda condições para continuar a garantir um atendimento qualificado para aqueles que acessam o SUS.
Conforme o Governo Federal, o “Mais Médicos” conseguiu nos últimos anos implantar e colocar em desenvolvimento os seus três eixos pilares: a estratégia de contratação emergencial de médicos, a expansão do número de vagas para os cursos de Medicina e residência médica em várias regiões do país, e a implantação de um novo currículo com uma formação voltada para o atendimento mais humanizado, com foco na valorização da Atenção Básica, além de ações voltadas à infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde. Atualmente, o programa é preenchido 99% por médicos brasileiros.
Notícias relacionadas
Rede municipal de Santa Cruz elege Rainha Afro Estudantil
Nesta edição participaram alunas de cinco educandários do município
Santa Clara do Sul integra o Mapa do Turismo Brasileiro
Reconhecimento permite que a cidade tenha acesso direto a ações e recursos do Governo Federal
Arauto Play transmite finais do futebol no Clube União neste sábado
Serão seis times em campo na disputa das três taças da tradicional competição de futebol society de Santa Cruz do Sul
Confraria da Construção fortalece laços e impulsiona parcerias no setor
Eventos reuniram empresários e profissionais do setor da construção civil em momentos de integração e troca de experiências