Sem continuidade

Prefeitura de Santa Cruz decide suspender projeto de Rua Coberta

Publicado em: 22 de janeiro de 2025 às 11:50
  • Por
    Guilherme Bica
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    A decisão foi confirmada nesta quarta-feira pelo secretário de Secretaria de Governança e Mobilidade Urbana, Vanir Ramos de Azevedo

    A Prefeitura de Santa Cruz anunciou a suspensão do projeto de Rua Coberta, tema que gerou grande discussão na comunidade ao longo dos últimos anos. A decisão foi confirmada nesta quarta-feira (22) pelo secretário de Secretaria de Governança e Mobilidade Urbana, Vanir Ramos de Azevedo, em entrevista à Arauto News 89,9 FM.

    “Esse projeto está suspenso e tem uma decisão de não mais tocar ele. Não é uma decisão apenas de gestão. Na reunião com os representantes do Conselho Municipal do Meio Ambiente, eles também se manifestaram contrários”, afirmou o secretário. Segundo ele, a ausência de consulta às partes envolvidas e os diversos entraves ambientais e comerciais foram determinantes para a suspensão.

    O projeto, que previa transformar a Rua Borges de Medeiros em um novo ponto turístico, gerou discussões desde o início, incluindo o ponto onde ficaria a estrutura. A proposta incluía a criação de uma pista única para veículos, com velocidade limitada a 20 km/h, além de calçadas mais amplas, espaços para mesas, cadeiras, canteiros e bancos públicos.

    Falta de consenso

    Vanir Ramos de Azevedo destacou que houve falhas na aproximação com os envolvidos. “Os lojistas dali também mencionaram que não tinham interesse. Então é muito claro que essa proximidade não aconteceu. As pessoas não querem a obra ali. Se mudou o contexto da obra, se teve dificuldades para licitar, os órgãos do meio ambiente acham que não é a melhor solução. Então não tem por que o município insistir nisso”, explicou.

    A decisão também levou em consideração os pareceres do Conselho Municipal do Meio Ambiente, que manifestou preocupação com os impactos da obra, além da resistência de parte dos comerciantes locais. “A obra já tinha se manifestado assim, lá atrás. Então, neste momento, isso foi suspenso, não será retomado. E, evidentemente, em algum momento, com aqueles comerciantes, a gente vai estar à disposição para conversar, para discutir algum tipo de melhoria ali naquele setor”, completou o secretário.