Feed de Negócios

  • Por
    Maiquel Thessing
  • Feed de Negócios

    Rodrigo Rabuske: o guri de Pinheiral quer voar

    Publicado em: 21 de dezembro de 2024 às 19:00
    RODRIGO RABUSKE COMPARTILHOU SUA TRAJETÓRIA | MILENA MUELLER
    compartilhe essa matéria

    Contador, professor e vereador mais votado em Santa Cruz compartilha trajetória e fala do futuro na política

    O santa-cruzense Rodrigo Rabuske viveu um 2024 maiúsculo. Daqueles anos que não sairá da sua memória. Ter se tornado, em sua segunda eleição, o vereador mais votado da história do município, é uma responsabilidade que reafirma com cada santa-cruzense. Rodrigo foi recebido no estúdio da Arauto Play para compartilhar um pouco da sua trajetória para a coluna Feed de Negócios.

    Nascido na comunidade de Pinheiral, Rodrigo estudou em escola pública a vida toda, depois se formou em Ciências Contábeis em 2012, na Unisc, se especializou em finanças empresariais, auditoria e perícia, também fez gestão pública. Em 2016 participou de um processo seletivo de docência e acabou se tornando professor. O professor também é contador e mantém escritório, ainda que na prática, por conta da vida pública como vereador, acaba pouco se dedicando ao ofício.

    A política entrou em sua vida em 2016, quando foi convidado a concorrer a vereador, era presidente do PTB jovem na época, sempre ativo na comunidade. Mas como havia passado recentemente no processo seletivo para docência, não quis misturar as coisas. Foi num churrasco de domingo que o amigo Mathias Bertram expôs o convite que havia recebido e ele se uniu à candidatura, apoiando o amigo como representante da comunidade de Pinheiral. Mathias se elegeu e Rodrigo o auxiliou no trabalho na Câmara de Vereadores. Em 2020, com o amigo concorrendo a prefeito, Rodrigo acabou aceitando o desafio de tentar uma vaga no Legislativo e se elegeu vereador com 1.449 votos.

    Para este ano, no seu segundo pleito, Rodrigo dizia que buscava superar 2 mil votos para demonstrar a avaliação positiva de seu mandato. “Nunca imaginei chegar a 4.786 votos”, resume. Em sua visão, esse número estrondoso retrata que “fui uma pessoa ativa nos quatro anos. É uma resposta da comunidade que não aceita pessoas que só aparecem de quatro em quatro anos”, reflete ele, que se coloca como uma pessoa sempre participativa nos eventos comunitários, até porque neles, muitos anseios chegam ao seu conhecimento. “Quantos projetos foram apresentados fruto das dores da comunidade? Exemplo é a lei da transparência em saúde pública, premiado em Brasília”, citou.

    Ao ser questionado sobre as pretensões futuras, Rodrigo Rabuske reafirma que nunca teve o desejo de concorrer ao Legislativo sucessivamente. “Sempre disse que iria para uma reeleição para vereador unicamente. A votação me mostrou que estou certo nesse raciocínio. Saí de casa no domingo da eleição com a certeza que teria um voto, o meu. As pessoas na rua me dizem: parabéns, Rodrigo, voa”, aponta. O guri de Pinheiral revela que não é de cultivar ambições, mas respeita as opiniões coletivas, que pensam adiante, em desafios maiores no futuro. “Futuro que a Deus pertence”, finalizou.