Empresa promove tradução e interpretação em treinamentos, capacitações, lives, teatros, reuniões empresariais, tanto à comunidade quanto para empresas
Considerada a voz de milhões de pessoas pelo mundo, a profissão de intérprete é fundamental na vida de quem tem algum tipo de deficiência auditiva. Com o avanço da tecnologia e um maior apoio dos órgãos público e privados, o conhecimento em Libras se tornou imprescindível na sociedade. Dessa forma, buscando acompanhar a tendência de crescimento do ensino e apoio à comunidade surda, a santa-cruzense Elisandra de Vargas da Silva fundou, em 2015, a Central Libras, um projeto ambicioso que atualmente já está consolidado em toda a região e Estado.
Assim, a empresa promove tradução e interpretação em treinamentos, capacitações, lives, teatros, reuniões empresariais, disponibilizando estes serviços tanto à comunidade quanto para empresas. Atualmente, o que começou como um sonho, tem-se tornado uma realização para muitas outras pessoas. “Na Central Libras eu faço de tudo, algumas vezes tenho que contratar pessoas para fazerem o trabalho, pois prezamos muito por excelência e qualidade nos serviços prestados e os prestadores precisam estar de acordo com essa exigência”, salienta a profissional em libras. Na equipe, estão atualmente envolvidos 10 colaboradores autônomos, que prestam seus serviços para a empresa.
De acordo com a proprietária, a Língua de Libras deveria ser prioridade nas escolas. “Ela é a segunda língua oficial do Brasil. Seria fundamental que o ensino e a conscientização começassem dentro das escolas”, salienta a intérprete.
CONSOLIDAÇÃO
Segundo Elisandra, o seu trabalho tem se focado em diferentes áreas de atuação, sendo uma delas a prestação de serviços para empresas com funcionários surdos. Entre as instituições que a Central Libras tem parceria estão o Hospital Santa Cruz, Centro de Ensino Integrado Santa Cruz (CEISC), Japan Tobacco International (JTI) e a Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC), pela qual a Central Libras foi contratada ao vencer um edital.
No entanto, recentemente a empresa iniciou um trabalho novo, que segundo Elisandra, foi uma experiência muito prazerosa de ser feita. “Nos dia 14, 15 e 16 de dezembro, trabalhamos no Porto Alegre Comedy Club com grandes nomes da comédia brasileira, entre eles estavam Cris Pereira, que faz o personagem do Jorge da Borracharia e do Gaudêncio e Matheus Ceará, que atua na Praça é Nossa. É um trabalho bem gratificante, pois além de fazermos o que amamos também trazemos cultura e vida para a comunidade surda”, salienta a responsável pela Central Libras.
CURSO DE LIBRAS
Para o 2022, Elisandra revela estar preparando uma novidade para quem se interessa pelo estudo de Libras. “Estamos fechando uma parceria com a Pulsar Coworking para iniciarmos turmas de Libras para o ano todo. Seriam turmas anuais, com valor mensal para os alunos, em que ofereceríamos o ensino de forma dinâmica, com brincadeiras e metodologia própria, através de professores surdos que dominam a língua de sinais e são atuantes na comunidade surda”, conclui.
Notícias relacionadas
Programa do Hospital Ana Nery oferece cuidados essenciais à comunidade do Bairro Progresso
Projeto é voltado para crianças, adolescentes, gestantes e puérperas
Programa de Prevenção ao Câncer de Colo Uterino oferece cuidado gratuito à saúde feminina em Santa Cruz
Exames de pré-câncer são realizados no Consultório Móvel do Hospital Ana Nery
Sinimbu comemora 33 anos com a 1ª Feira Cultural
Programação vai de quinta-feira (7) até este domingo (10), com entrada gratuita em todas as atividades, confira
O som que move a DB Tecnologia Acústica faz sucesso pela América Latina
Mais do que fabricar caixas de som, a empresa de Vera Cruz é especialista em criar soluções em áudio de alta qualidade. Bons exemplos não faltam, confira