Jovem vera-cruzense compartilhou trajetória acadêmica e vivência profissional em São Paulo para inspirar estudantes
Não tema o desconhecido; observe a sua zona de conforto; compare-se apenas com o seu “eu” de ontem. Essas são as três principais lições que o jovem vera-cruzense João Pedro de Souza Pinto deixou ao público, especialmente formado por estudantes de Vera Cruz, em palestra alusiva ao Dia da Consciência Negra. O evento, realizado pela Secretaria da Educação e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, ocorreu na manhã desta quinta-feira (21), no Clube Vera Cruz.

PALESTRA REUNIU CENTENAS DE ESTUDANTES EM VERA CRUZ | GRUPO ARAUTO
Com a temática “Consciência Negra e o mercado de trabalho”, João Pedro, de 28 anos, contou aos jovens e às autoridades presentes a sua trajetória de vida. Ele passou a infância e juventude em Vera Cruz e aos 18 anos, em 2014, começou sua jornada acadêmica e profissional. É formado em Ciência de Dados e Marketing Digital pela Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP) e Pós-Graduado em Análise de Negócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Em sua palestra, João Pedro da sua experiência em empresas multinacionais, a vida em São Paulo e seus desafios, relacionando com a consciência negra e questionou aos jovens qual o futuro que querem. Que além do feriado, frisou ele, esse debate sobe a consciência negra seja uma constante na sociedade, com menos preconceito e mais atitude. Aos jovens, recomendou que não se acomodem, que busquem e lutem por seus espaços, para que mais lideranças negras despontem.
O prefeito Gilson Becker participou da abertura e destacou que apesar de agora ter um feriado, celebrado nesta quarta-feira (20), todo dia deve ser dia de refletir sobre esse tema e valorizar a consciência negra. A presidente do Conselho da Mulher, Leci Kobs, considera que a consciência negra e o mercado de trabalho estão interligados em vários aspectos, especialmente no contexto da luta por igualdade racial e inclusão social. “A reflexão sobre a temática da consciência negra envolve a valorização da cultura afro- brasileira, a discussão sobre racismo e discriminação e a promoção de oportunidades equitativas para pessoas negras no ambiente profissional”, destaca. Mais de 500 estudantes já estão confirmados na plateia. O evento é aberto para a comunidade em geral.
Leia também
- MPRS lançará selo para reconhecer as cidades que implementarem políticas antirracistas
- Dia da Consciência Negra: na Unisc técnicos-administrativos, professores e estudantes são destaques nas suas áreas de atuação
- Escola Dom Pedro recebe programação especial em alusão ao mês da Consciência Negra
- Atividades celebram Dia do Zumbi e da Consciência Negra no RS
Notícias relacionadas

Inicia os preparativos para a escolha da Garota Teuto-Brasileira 2025
Candidatas que concorrem aos títulos serão apresentadas em breve pela comissão organizadora

Santa Cruz poderá sediar encontro nacional de motociclistas nos próximos meses
Prefeitura está articulando evento voltado a proprietários de motocicletas Harley-Davidson

Parque de Eventos de Santa Cruz sedia Festa Campeira da Cabanha Cortês
Programação segue até segunda-feira; saiba mais

Administração de Venâncio Aires prepara a 4ª edição do Concurso Culinário; saiba os detalhes
Iniciativa integra a programação da Festa Nacional do Chimarrão e visa celebrar os aniversários do município e da Afubra