O projeto foi criado dentro do programa desenvolvido na região pela Sicredi Vale do Rio Pardo
A comunidade da Linha 17 de Julho, de Venâncio Aires, presenciou na tarde da última quinta-feira (17) a fundação da 3ª cooperativa escolar do município. Os 25 sócios fundadores da Cooperativa Escolar Ativa-Mente, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Leo João Frölich, realizaram a assembleia nas dependências da escola. O projeto é desenvolvido desde abril deste ano, dentro do Programa Cooperativas Escolares, desenvolvido na região pela Sicredi Vale do Rio Pardo desde 2016.
A Ativa-Mente é a 20ª cooperativa escolar fundada na região de abrangência da instituição financeira. Para ainda este ano, mais cinco assembleias de fundação estão previstas. Conforme o presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, apoiar a educação faz parte dos princípios da cooperativa. “O cooperativismo consegue trazer as pessoas para junto, de criar um ambiente de união. Impactando na comunidade, conseguimos fazer a diferença e seguir nosso propósito de tornar o mundo mais próspero”, salientou.
Durante a assembleia, os estudantes aprovaram o Estatuto Social, apresentaram as missões do Jogo Cooperlândia, metodologia utilizada para a construção da cooperativa escolar; a criação da marca; e realizaram a eleição dos Conselhos de Administração e Fiscal. Para presidente da Cooperativa Escolar Ativa-Mente foi eleita Eduarda Cristina Schweikert, 12 anos, ao lado da vice Vanessa Guterres de Carvalho, 13 anos. A presidente eleita falou sobre o seu compromisso, que tem o intuito de obter conhecimento, transmitir liderança e contribuir para o bem-estar da comunidade escolar. “Me comprometo a enfrentar desafios e fazer mudanças sempre pensando no melhor”, destacou.
Sobre o Plano de Gestão, o grupo apresentou iniciativas como gincana, conscientização sobre temas relevantes, plantar árvores, hora do conto, recolhimento de pilhas e eletrônicos para descarte correto, entre outras. Com muito estudo, conhecimento e troca de experiências, os estudantes construíram a Cooperativa Escolar Ativa-Mente para atuar, aprender e propagar com base nos princípios do cooperativismo.
O professor orientador, Jordan Fernando dos Santos Kist destacou a responsabilidade de desenvolver o trabalho, o comprometimento dos alunos e a importância das atividades em conjunto. “O princípio da cooperação é simples, mas poderoso, todos nós contribuímos e, em troca, colhemos os frutos juntos”, frisou. Para prestigiar o evento, estiveram presentes também a representante da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Graziela Lazzari; o assessor pedagógico do projeto, William Pollnow; a diretora da escola, Maria Cristina Pozzebon, comunidade escolar e convidados.
Notícias relacionadas
Morador de Encruzilhada leva R$ 30 mil no TriLegal Tchê
Renato dividiu o segundo prêmio com mais dois ganhadores
Começam trabalhos para o asfaltamento da avenida Willy de Moraes
Pavimentação da estrada de Cerro Alegre Alto foi concluída
Re (começar)
O maior aprendizado, entretanto, foi de que se queremos um mundo melhor precisamos fazer a nossa parte. Basta querer
Por Daniel Cruz
Amvarp terá galeria de ex-presidentes no Cisvale
O atual presidente Carlos Bohn ressaltou a importância de preservar a história da entidade que completa 64 anos no próximo ano