Doce de leite, queijos e embutidos tiveram destaque em mostras realizadas no Rio Grande do Sul
Oportunidade para sair da 37ª Oktoberfest de sacolas cheias de delícias, o Pavilhão da Agroindústria Familiar conta com 50 expositores em um amplo espaço montado próximo a Arena de Shows. Oferecendo uma variedade entre produtos coloniais e artesanato, o espaço conta, inclusive, com produtores premiados. Entre os queijos, doces de leite e entre os próprios trabalhadores há quem se destaque em nível estadual com conquistas em função da sua produção. Nos primeiros 10 dias de festa, entre 6 e 9 e 11 e 16 de outubro, o local já comercializou mais de R$ 340 mil. A Festa da Alegria segue até domingo, 23, em Santa Cruz do Sul.
Para quem gosta de doce, uma parada certa é o estande da Estrelat, de Estrela, no Vale do Taquari. O produto foi lançado na mais recente edição da Multifeira de Estrela e já acumula premiações. Foi medalha de ouro na categoria doce de leite do concurso estadual promovido pela Associação Gaúcha de Laticinistas e Laticínios. Também teve o produto entre os dez alimentos premium do Estado em concurso realizado durante a 45ª Expointer e ficou entre os 50 mais diferenciados do Estado em levantamento do Sebrae-RS. "A gente está muito feliz na Oktober. No domingo um cliente de Santa Maria provou e resolveu levar para revender", celebra o proprietário, Roberto de Oliveira.
Já a Dorf Produtos Lácteos Artesanais, de Teutônia, traz no currículo deliciosos produtos com premiações em duas categorias no 1º concurso de Queijos Artesanais do Rio Grande do Sul. Promovido pela Associação Gaúcha de Laticinistas e Laticínios, o evento ocorreu em maio desse ano com a participação de 99 queijos avaliados em diversas categorias. A Dorf ficou com medalha de bronze nas disputas queijo colonial 60 dias e queijo colonial premium. E tem novidade: durante a 37ª Oktoberfest o empreendimento lançou o queijo sabor lavanda.
Trabalho feminino reconhecido – De Passo do Sobrado, a Agroindústria de Embutidos Ferreira tem na força da mulher o seu comando. Vanessa Ferreira largou a carreira de bancária e comanda o empreendimento referência na produção de linguiças suína, mista e com queijo, além de salame, salame de búfalo, mortadela cozida e bacon. Além dos deliciosos produtos, a empresária teve o trabalho reconhecido. No 2º prêmio Esteio Agro, Vanessa foi premiada como destaque Mulher no Campo. "Fiquei honrada pois decidi largar uma profissão no meio da pandemia e investir em outra. Com o apoio do meu marido, que trabalha diretamente na produção, estamos conseguindo crescer e vender o que produzimos por todo o estado”, comemora ela.
Pães, cucas, vinhos, cachaças e outros itens de artesanato são outros dos produtos oferecidos no pavilhão, localizado entre o Ginásio Poliesportivo e o Espaço Senac Garden. São parceiros na organização a Emater/RS, a Secretaria Municipal da Agricultura e a Secretaria Estadual de Agricultura. “Esperamos que o público aproveite os últimos dias de festa e ainda passe para conferir as delícias das agroindústrias”, enfatiza o coordenador da Agricultura Familiar da 37ª Oktoberfest, Carlos Correa da Rosa.
Notícias relacionadas
Aberto o Natal da FelizCidade em Vera Cruz
Programação iniciou na noite deste domingo com Desfile Show da Acisa
Parada da Diversidade evidencia orgulho e resistência em Santa Cruz
Evento ocorre neste domingo no Centro da cidade
Papai Noel dos Correios: Rio Grande do Sul ainda tem cartinhas aguardando adoção
Em Santa Cruz, a adoção das cartinhas pode ser feita na agência central do município
Natal Encantado toma conta de Santa Cruz na Christkindfest 2024
Evento natalino vai contar com espetáculos, desfiles temáticos e atrações culturais de 4 a 22 de dezembro