Problema estaria se alastrando pelos bairros Progresso, Viver Bem, Pedreira e Santuário
Está na pauta da Câmara de Vereadores desta segunda-feira (24), o pedido de informação para que a Prefeitura de Santa Cruz do Sul responda questionamentos sobre como é feito o controle de carrapatos no município. Encaminhado pela vereadora Bruna Molz (PTB), o documento pergunta ainda quais informativos são entregues nos bairros, já que o carrapato pode transmitir doenças. Ainda, questiona se os agentes de saúde têm algum treinamento sobre o problema. O pedido será votado na segunda e depois encaminhado à prefeitura que tem 15 dias úteis para responder.
A vereadora diz que a situação ocorre em diferentes bairros da cidade. Por ser lutadora da causa animal, Bruna recebe inúmeros pedidos relacionados ao problema. " É alarmante a infestação de carrapatos nos bairros Progresso, Viver Bem, Pedreira, Santuário, os pedidos de ajuda não param de chegar", fala. Ela lembra que o carrapato pode passar doenças tanto para os animais como para as pessoas. Exemplo para o humano é a febre maculosa, que pode levar à morte. Começa com uma febre que pode ser moderada a alta, chegando até 39 a 40 graus. É comum ter dor de cabeça intensa, dor no corpo, calafrios e edema dos olhos e conjuntivas. "Isso é caso de saúde pública", ressalta.
Bruna ainda ressalta que está presente na lei de zoonoses que é essencial preservar a saúde da população mediante o emprego de conhecimentos especializados de saúde pública veterinária. Ainda, prevenir, reduzir e eliminar as causas de sofrimento aos animais; e preservar a saúde e o bem estar da população humana, evitando danos ou incômodos causados por animais.
A prefeitura de Santa Cruz do Sul está em ponto facultativo nesta sexta-feira (21) e dará um retorno sobre o assunto na segunda-feira (24).
Notícias relacionadas

Após controvérsia, Santa Cruz revê norma para presença de animais em casas geriátricas
Câmara de Vereadores, em conjunto com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, estuda mudanças na legislação para permitir a permanência de cães e gatos nesses espaços

Nos primeiros 100 dias, Secretaria de Cultura avança na execução do plano de governo em Santa Cruz
Secretário Douglas Albers afirmou que 14 dos 15 itens apresentados na campanha já estão em andamento

Nove projetos ingressam em pauta no Legislativo
Sessão ordinária ocorrerá na próxima terça-feira (22), a partir das 16h

Administração de Pantano Grande investe em ações contra enchentes e seca nos primeiros 100 dias
Em entrevista à Arauto News, prefeito Mano Paganotto apresentou um balanço do trabalho realizado pela gestão