Geral e Região

Centro Regional de Cultura receberá peças do Museu Barão de Santo Ângelo

Publicado em: 21 de agosto de 2017 às 15:59 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 15:30
  • Por
    Jaqueline Gomes
  • Fonte
    Portal Arauto e Assessoria de Imprensa Prefeitura de Rio Pardo
  • Foto Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Translado será na próxima semana, após capacitação sobre restauro e cuidado com os objetos de valor histórico

    Um curso será ministrado pela restauradora Alice Prati para capacitar funcionários para o traslado das peças do Museu Barão de Santo Ângelo ao Centro Regional de Cultura de Rio Pardo. A transferência do acervo do atual prédio, o Solar Almirante Alexandrino, ocorrerá devido ao mau estado de conservação do espaço que sofre com a deterioração causada pelo tempo e infiltrações. O local já estava fechado para visitação e devido às más condições algumas peças foram danificadas.

    A transferência será na próxima semana, após o curso acertado em contato feito pelo secretário de Turismo e Cultura, Alexandre Bitencourt, com o Instituto Alice Prati (IAP). Depois de algumas reuniões, o Instituto Alice Prati decidiu financiar a vinda de sua presidente, a renomada restauradora Alice Prati e sua sócia, a arquiteta Elisane Quintana, filha de Rio Pardo, para ministrar o treinamento que ocorrerá nesta quarta e quinta-feia (23 e 24). O objetivo é treinar funcionários da Prefeitura para realizar o traslado do acervo do Museu Barão de Santo Ângelo.

    O curso possibilitará o reconhecimento dos tipos de materiais utilizados na maioria das obras e peças, técnicas para a preparação e embalo de peças. Participarão, além do secretário, funcionários ligados aos Museus e a Secretaria de Cultura e Turismo. As aulas serão das 9h30min às 16 horas, no Centro Regional de Cultura, que receberá o acervo.

    Após o translado das peças, o Solar Almirante Alexandrino deve passar por reparos, com projeto em fase de captação de recursos. Da mesma forma o acervo receberá reparos, porém, em um primeiro momento, as peças do museu que precisam ser restauradas serão guardadas pela Secretaria de Turismo e Cultura.