Administração Municipal também trabalha para a recuperação de outras pontes e estruturas afetadas pela enchente
Com a enchente entre o final de abril e o início de maio, diversas pontes e pontilhões foram danificados ou totalmente destruídos em Sinimbu. Desde o momento em que o nível dos rios baixou, a equipe da Defesa Civil Municipal, com apoio de técnicos e setor de engenharia, trabalha para realizar o levantamento de dados e tramites necessários para a recuperação ou reconstrução dos locais.
Todas as pontes e pontilhões estão cadastrados junto ao sistema do Ministério da Integração – Defesa Civil. A ponte do Rio Pequeno e do Bismack já se encontram aprovadas e o processo licitatório para a execução da obra deve ser iniciado nos próximos dias, conforme informações da Prefeitura.
A ponte sobre o Arroio Marcondes, em Linha Rio Grande é de competência do Governo do Estado e também já está aprovada. Seguem em análise no sistema do Ministério da Integração, a extensão da Ponte de Linha Inverno e Recuperação da Ponte de Alto Sinimbu (CASC). Também aguardam aprovação os projetos de construção de pontes em Linha Gamelão, Alto Rio Pequeno 1, Alto Rio Pequeno 2, Linha Marcondes, Alto Rio Pequeno (Romaldo Fischer) e Linha Desidério.
Leia ainda: Prefeitura de Sinimbu retoma trabalho de recuperação de estradas e acessos
Com relação a Ponte Centenária, que liga o centro de Sinimbu às demais localidades, o município segue nas tratativas com a iniciativa privada. A expetativa da Administração é executar a obra de recuperação da ponte em um processo mais rápido.
Segundo a Prefeitura, oito obras de pontilhões também estão cadastradas no sistema do Ministério da Integração, aguardando aprovação para liberação de recursos. Estão cadastrados os pontilhões em Rio Pequeno (Getúlio Waechter), Rio Pequeno (Dopke), Rio Pequeno (Cruzeiro), Alto Rio Pequeno (Alceu Bechert), Alto Rio Pequeno (Aldino Schulz), Rio Pequeno (Heitor Schulz), Gamelão (PIO XII) e Linha Pintado.
Além dos danos em pontes e pontilhões, praticamente todas as pontes penseis do município foram destruídas. Conforme a Administração Municipal, a reconstrução de quatro delas deve ocorrer nas próximas semanas: duas em Rio Pequeno, sendo uma próxima ao Campo do Cruzeiro, uma em Linha Rio Grande e uma em Alto Sinimbu (CTG).
Notícias relacionadas
Super Feirão Zero Dívida inicia na segunda-feira
Meta é promover o acerto de contas para liberar o crédito para o fim de ano; atendimento será 100% virtual
Romaria ao Santuário de Schoenstatt reúne mais de mil fiéis em Santa Cruz
Caminhada ocorreu na manhã deste domingo
Pavimentação da estrada de Linha Saraiva avança
Ao todo, será pavimentada uma área de 4.823,10 m2 da via, que também receberá meios-fios
Pesquisa expõe diferença de renda entre negros e brancos no Brasil
Para supervisora do Dieese, ainda é longo o caminho para diminuir desigualdades