Projeto segue agora para o Poder Executivo
O projeto de lei do vereador Jorge Willian Feistler (PTB), que propõe multa para quem maltratar animais em Candelária, foi aprovado por unanimidade na sessão do Poder Legislativo desta segunda-feira (20).
Se a proposta for sancionada pelo Poder Executivo, as infrações serão punidas com advertência e multa. As multas, são calculadas pelo VRM (valor de referência municipal), sendo 1 VRM no valor de R$115,90. Nos maus-tratos praticados dolosamente, que provoquem a morte do animal, será cobrada a multa de 20 VRM (equivalente a R$2.318,00).
A nova lei compreende, inclusive, os donos de cavalos soltos em ruas e rodovias, que têm causado acidentes de trânsito frequentemente. No Artigo 3º do projeto, fica claro que animais tutelados soltos em vias públicas serão considerados abandonados. Para denunciar, basta apresentar fotos ou vídeos e um Boletim de Ocorrência ao setor competente.
Já a responsabilidade de fazer valer a lei é definida no Artigo 9º como sendo da Administração Municipal. Isto é, a Prefeitura ficará responsável por advertir e multar o infrator. Em caso de abandono ou falta de condição mínima para manutenção do animal, o Poder Público deverá providenciar um local para esses animais, podendo firmar convênios ou parcerias com entidades de proteção.
Notícias relacionadas
Governador assinará ordem de início da duplicação da RSC-287 em Santa Cruz
O ato será realizado no trevo do Fritz e Frida nesta quarta-feira
Meetup em preparação ao South Summit Brazil discute as estratégias para o evento em 2025
Encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira
FOTOS: desfile temático marca o Dia de Todos os Santos em Santa Cruz
Segundo o padre Rodrigo Hillesheim, o objetivo do Holywins é aproximar crianças dos santos
Vale do Sol promove Fórum Regional de Saúde Mental
Rodas de conversa e oficinas abordarão temas como a saúde mental do idoso, saúde do trabalhador, e a relação de gênero e sexualidade