MOBILIDADE

Vera Cruz retoma projeto de ciclofaixa na ERS-409 após danos causados pela enchente

Publicado em: 21 de abril de 2025 às 07:00
Foto: Arquivo Jornal Arauto
compartilhe essa matéria

Estrutura será construída nas laterais da rodovia, entre o Ginásio do Bom Jesus e a ponte sobre o Rio Pardinho

Apesar dos impactos causados pela enchente que atingiu o município recentemente, o projeto da ciclofaixa na ERS-409 não foi cancelado. Conforme o secretário de Obras e Infraestrutura, Maiquel Aretz, os trâmites seguem em andamento, com parte da obra já em processo de licitação. A estrutura será instalada nas laterais da rodovia que liga Vera Cruz a Santa Cruz do Sul, entre o Ginásio do Bom Jesus e a ponte sobre o Rio Pardinho, totalizando 2,5 quilômetros de extensão.

O investimento para a construção da ciclofaixa é de R$ 567.176,48, oriundos do Ministério do Esporte, por meio do programa Apoio à Implantação e Modernização de Infraestrutura para Esporte Amador, Educacional, Recreativo e de Lazer (SNEAELIS). Os recursos foram viabilizados por emenda parlamentar do deputado federal Elvino Bohn Gass (PT).

Segundo o secretário Maiquel, o projeto já passou pela fase técnica de engenharia e parte da obra relacionada ao CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) — material utilizado na pavimentação — está em fase de licitação. “Esse é um projeto que vai sim ter andamento. Já está em pauta e é prioridade”, destacou.

Para garantir durabilidade ao novo trecho, a secretaria irá realizar um processo de reperfilamento da manta asfáltica. “Vamos retirar o asfalto danificado e refazer com um novo. Essa etapa será executada por empresa terceirizada, mas a base será preparada pela equipe da prefeitura”, explicou.

Além disso, será construída uma nova base lateral para reforçar o acostamento, o que também servirá como estrutura de apoio à ciclofaixa. O objetivo é evitar danos no acostamento como os que foram causados pela enchente de 2024. “A gente vem trabalhando com economicidade: licitamos aquilo que é essencial, como o CBUQ, e executamos com equipe própria as etapas que conseguimos, como a preparação da base. Assim conseguimos otimizar recursos e garantir qualidade”, completou o secretário.