Esportes

Grêmio oficializa Mano Menezes exatamente 20 anos após primeira passagem

Publicado em: 21 de abril de 2025 às 19:29
  • Fonte
    GE
  • Foto: Lucas Merçon/FFC
    compartilhe essa matéria

    No dia 21 de abril de 2005, técnico chegou ao clube para iniciar trabalho que culminaria no título da Série B

    Às 19h03 desta segunda-feira (21), horário que se refere ao ano de fundação do clube, o Grêmio anunciou oficialmente a contratação do técnico Mano Menezes para substituir Gustavo Quinteros, demitido na última quarta-feira. Ele assina contrato até o fim do ano.

    A divulgação do acordo fechado ocorre exatamente 20 anos após sua primeira passagem pelo clube. No dia 21 de abril de 2005, Mano chegava ao Tricolor para comandar a equipe no retorno à elite do futebol brasileiro, com direito à Batalha dos Aflitos, diante do Náutico, no último jogo da Série B daquele ano. A vitória por 1 a 0 que ganhou ares de epopeia também garantiu o título da competição.

    O treinador comandará o primeiro treinamento nesta terça-feira, no CT Luiz Carvalho. A estreia será contra o Godoy Cruz, na próxima quinta-feira, às 19h, na Argentina, pela terceira rodada da Sul-Americana.

    Com o técnico, chegam os auxiliares Sidnei Lobo e Thiago Kosloski e o preparador físico Flavio de Oliveira. O trio se junta ao auxiliar James Freitas e o preparador físico Rogério Dias, além dos demais integrantes da comissão técnica gremista.

    Mano Menezes chega para substituir Gustavo Quinteros, demitido na quarta-feira passada após a goleada por 4 a 1 para o Mirassol, no interior paulista, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Campeão argentino pelo Vélez Sarsfield, o treinador argentino ficou 109 dias à frente do Grêmio. No Gre-Nal do último sábado, o time foi treinado pelo auxiliar fixo James Freitas.

    A primeira missão da nova comissão técnica e fazer o time voltar a vencer. Com quatro pontos, o Tricolor ocupa a 18ª colocação na tabela do Campeonato Brasileiro. Melhorar o nível de atuações da equipe também está no rol de cobranças, após o desempenho ruim sob o comando de Quinteros.

    Luiz Antônio Venker Menezes, o Mano, é gaúcho de Passo do Sobrado, no Vale do Rio Pardo. O profissional começou a ganhar destaque no mundo do futebol ao conduzir o modesto 15 de Novembro, de Campo Bom, à semifinal da Copa do Brasil de 2004. Contudo, o primeiro grande clube da sua carreira foi justamente o Grêmio, em 2005.

    O técnico assumiu com a missão de levar o Tricolor de volta à primeira divisão em meio à uma profunda crise financeira. E conseguiu. No quadrangular que decidiu a composição, estava na no banco de reservas na partida que entrou para a história – e virou filme – contra o Náutico, a Batalha dos Aflitos, vencida pelo Grêmio por 1 a 0, selando o retorno à elite do Brasileirão.

    Mano ficou no Grêmio até 2007, conquistou dois campeonato gaúchos e foi vice-campeão da Libertadores daquele ano. Depois, o treinador passou por Corinthians, onde conquistou mais uma vez a Série B e a primeira das suas três Copas do Brasil, em 2009, e chegou a Seleção Brasileira após a Copa do Mundo de 2010. Conquistou duas taças dos Superclássicos das Américas e foi demitido em novembro de 2012.