Cultura e Entretenimento

Projeto RodaCine leva cinema gratuito a Rio Pardo nesta sexta-feira

Publicado em: 21 de fevereiro de 2025 às 10:18
  • Por
    Paola Severo
  • Colaboração
    Mônica da Cruz
  • Foto: Nacho Fotografia/Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Programação é aberta à toda comunidade

    Após movimentar cidades do Sul e Litoral do Rio Grande do Sul, o projeto RodaCine chega a Rio Pardo nesta sexta-feira (21). O projeto, um dos mais tradicionais de cinema itinerante do Brasil, estreou em 30 de janeiro em Jaguarão. A iniciativa passou, ainda, pelas cidades de São Lourenço do Sul, Pelotas, Rio Grande, Mostardas e Tramandaí.

    Em cada uma das cidades, os moradores puderam acompanhar palestras e oficinas vinculadas ao audiovisual, e também sessões de cinema ao ar livre com exibição de filmes de curta e longa-metragem gaúchos. Uma realização da Fundacine RS, o RodaCine é financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo e da Netflix Brasil.

    A coordenadora do projeto, Paola Mallmann, em entrevista à Arauto News, deu detalhes sobre a programação que será realizada em Rio Pardo. “Vai ser uma alegria estar na cidade com toda a população. A sessão vai ocorrer em frente a Igreja Nossa Senhora do Rosário, vai ser na rua mesmo. E na parte da tarde teremos uma oficina com o cineasta, com o Gustavo Spolidoro.” 

    Em Rio Pardo as atividades, nesta sexta-feira, iniciam às 15h no Centro Regional de Cultura, com a oficina ‘Câmera Causa’, comandada por Gustavo Spolidoro. A partir das 19h começam as exibições de filmes, com o curta-metragem “Esclerosada não é a vó”, de Erenice de Oliveira, Marcia Denardin e Luiz Alberto Cassol, seguida da exibição do longa-metragem “Contos Gauchescos”, de Henrique de Freitas Lima.

    Haverá cadeiras, mas é recomendado levar cadeiras para maior conforto. Em caso de chuva, a sessão será transferida para o interior do Ginásio Guerinão.