O encontro dos moradores da área com Sérgio Moraes está marcado para ocorrer nesta quarta-feira
Um grupo de moradores da região popularmente conhecida como Praia dos Folgados, localizada no antigo Bairro Navegantes, atualmente integrado ao Bairro Várzea, se reunirá com o prefeito de Santa Cruz do Sul, Sérgio Moraes, nesta quarta-feira (22). Na pauta, estão reivindicações relacionadas a obras para minimizar os impactos das cheias do Rio Pardinho e à estruturação de áreas de lazer.
De acordo com o presidente da Associação de Moradores do Bairro Navegantes, Anderson Raasch, é urgente a execução de obras para elevar a Rua Irmão Emílio e evitar que as enchentes invadam as residências. “Acredito que, com a instalação de galerias e a elevação da rua em cerca de 35 a 50 centímetros, já conseguiremos amenizar bastante os problemas. Também precisamos da conclusão de obras de taipas em algumas casas, que foram obtidas com muita luta”, afirma.
No final do ano passado, a Prefeitura de Santa Cruz, ainda na gestão de Helena Hermany, atendeu um pedido dos moradores e construiu uma taipa, que funciona, segundo Anderson Raasch, como espécie de barreira para impedir que a água invada a rua em caso de novas enchentes. “As taipas atuam como uma espécie de dique, protegendo o bairro e impedindo que o rio ultrapasse seus limites”, explica.
Outra reivindicação dos moradores é o transporte escolar para as crianças da localidade. Segundo Raasch, a falta de locomoção deixa os alunos expostos a condições adversas, como chuva, poeira e riscos de acidentes.
A reunião com o prefeito Sérgio Moraes está prevista para esta quarta-feira, quando os moradores apresentarão suas principais demandas, entre elas, intervenções para reduzir os impactos causados pelas enchentes e melhorias estruturais no bairro.
Notícias relacionadas
Sinduscon-RS inicia a produção das casas que serão doadas às vítimas da enchente em Porto Alegre
Previsão de entrega no primeiro semestre deste ano
Prazo para escolha do tamanho de uniformes escolares da Rede Estadual segue até 30 de janeiro
Trajes de verão serão entregues nas escolas a partir de 10 de fevereiro, quando começa o ano letivo de 2025
Redutores de velocidade devem ser instalados na Avenida Perimetral em Rio Pardo
O local é conhecido pelos altos índices de velocidade registrados, o que compromete a segurança de ciclistas e pedestres que utilizam a via
Morador do Bairro Várzea pede cuidados após afogamento no Rio Pardinho
Fatalidade foi registrada no último sábado