RELIGIOSIDADE

Novos festeiros do Bastião: trabalho em conjunto e devoção ao padroeiro de Venâncio Aires

Publicado em: 21 de janeiro de 2025 às 14:14
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Foto: Daiana Kaulfuss/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Casais que estão à frente da 150ª edição falam da gratidão por serem os escolhidos

    Após o anúncio oficial dos novos festeiros da Festa de São Sebastião Mártir, os casais venâncio-airenses começam a pensar na organização e na realização da 150ª edição. O momento será histórico e carregado com ainda mais simbolismo. A opinião é unânime entre os escolhidos, que, agora, também encaram a responsabilidade em comandar a tradicional festa religiosa.

    Na noite dessa segunda-feira (20), a comunidade da Capital do Chimarrão conheceu aqueles que estarão à frente da Festa do Bastião, que ocorrerá em janeiro de 2026: César Alexandre Gonçalves e Mariza Schmidt, da Comunidade Menino Jesus de Praga, de Cerro dos Bois; Romeu Fagundes e Maria Terezinha Schmidt Hanzen, da Comunidade São Lucas, do Bairro Aviação; e Marlon Borre e Nair Milene Barbosa, da Comunidade São Francisco Xavier, do Bairro São Francisco Xavier.

    Ao lado das filhas, Thais e Thalia, César e Mariza foram os primeiros anunciados. “Muita alegria, mas muita responsabilidade. Sabemos que a caminhada não é fácil, mas com fé em Deus e pela intercessão de São Sebastião, será uma festa de 150 anos com alegria e muita felicidade com a família”, destacou o casal. Em meio à emoção, César ainda revelou que a 150ª edição terá uma música comemorativa, que já foi composta.

    As suspeitas de que Romeu e Maria Terezinha fossem ser festeiros foi confirmada com muita festa. Os dois contam que já vinham pensando e avaliando a possibilidade de aceitar o convite caso ele surgisse. “É uma gratidão para nós. O cavalo encilhado passa uma, duas, mas três vezes ele não passa. E quanto mais cedo [ser festeiro] melhor. E, com certeza, nós vamos fazer não o possível, mas sim o melhor. Que para Deus a gente tem que fazer sempre o melhor. Vamos dar tudo de nós”, afirmou Romeu Fagundes.

    Ao lado do marido, Maria Terezinha falou sobre a emoção em fazer parte de uma edição histórica. “Ficamos muito honrados com esse convite. Se o Espírito Santo enviou eles até aqui, é porque tem algum propósito. E vamos abraçar este propósito.” Responsável pelas cucas comercializadas na Festa do Bastião, a nova festeira garantiu que seguirá auxiliando dentro do possível no próximo ano. “E quanto às cucas, óbvio que eu vou dar suporte e vou achar alguém pra fazer no meu lugar, mas não vou deixar o São Sebastião sem cuca, jamais a festa do Bastião vai ficar sem, vai ter cuca sim”, brincou.

    Para o casal Marlon e Nair, a 150ª edição será marcada pelo trabalho em conjunto entre os festeiros e pela devoção ao santo padroeiro. “É muito gratificante fazer parte desses 150 anos do São Sebastião Mártir, estamos muito felizes. É uma responsabilidade, mas com certeza na parceria será uma grande festa. É uma dádiva, é um presente [ser festeiro]”, ressaltaram.

    Leia também