Cultura e Entretenimento

Marcada pela devoção, Festa do Bastião também é rica na gastronomia através das mãos das voluntárias

Publicado em: 21 de janeiro de 2024 às 14:37 Atualizado em: 06 de março de 2024 às 14:37
  • Por
    Nícolas da Silva
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Elton Rabuscke/Arauto FM
    compartilhe essa matéria

    Figura emblemática da festa, Iria Kappaun coordena a parte das cucas há mais de 20 anos

    A 148ª edição da Festa de São Sebastião Mártir, realizada neste fim de semana em Venâncio Aires, trouxe não apenas a devoção religiosa, mas também uma experiência gastronômica rica, com sabores tradicionais e uma equipe dedicada que mantém viva a tradição culinária do evento.

    Iria Kappaun, responsável pela produção das cucas, é uma figura marcante que há mais de 20 anos coordena essa parte fundamental da festa. Iria Kappaun compartilhou suas memórias das primeiras edições da festa em que participou: "No início, fazíamos um pouco mais de 100 unidades para toda a festa. Atualmente, praticamente 300 cucas são preparadas, e acredito que este ano não será diferente, entre 250 e 300 cucas. Sempre contamos com a mesma equipe dedicada ao longo dos anos".

    Teresinha Hanzen, que agora vai assumir a coordenação no lugar de Iria, expressou sua vontade de dar continuidade ao trabalho de forma exemplar: "Se Deus quiser, eu quero dar continuidade da mesma maneira que a Iria está me passando e conseguiu chegar até aqui com esse sucesso todo. Quero continuar dando o meu melhor e ajudando a comunidade". disse Hanzen. Ela também compartilhou que é voluntária em várias comunidades da região como catequista, na liturgia e com animação.

    O coordenador da 148ª Festa de São Sebastião Mártir, Fernando Heisler, ressaltou a importância da gastronomia no evento: "A Festa do Bastião tem toda temática religiosa, mas claro que a gastronomia também é muito importante. A fraternidade se partilha ao redor de uma mesa, não apenas com os salgados, mas também com os doces".

    Heisler destacou a inclusão do churrasco neste ano, atendendo aos pedidos da comunidade: "Na avaliação da festa do ano passado, foi pedido que fosse dado um espaço maior ao churrasco nesta edição, e foi o que fizemos. É uma experiência, a gente tenta e atende os pedidos do público". O coordenador também enfatizou a diversidade de opções, incluindo cuca, torta, cachorro quente, pastel, galinhada e bebidas diversas. 

    Leia também: Procissão dos fiéis e missa campal ocorrem neste domingo da Festa do Bastião