Economia

Cerca de 390 famílias tiveram a produção agrícola impactada por eventos climáticos em Venâncio Aires

Publicado em: 20 de dezembro de 2023 às 12:58 Atualizado em: 06 de março de 2024 às 15:59
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Foto: Emater Venâncio Aires/Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Dados da Emater abordam as consequências do ciclone extratropical de julho e as enchentes de setembro e novembro

    Entre os dados apresentados no relatório do escritório da Emater de Venâncio Aires estão o número de atingidos por eventos climáticos e as ações realizadas para auxiliar as famílias. O levantamento foi divulgado nessa quarta-feira (20) em reunião com a Administração Municipal.

    O relatório aborda questões referentes ao ciclione extratropical de julho e as enchentes de setembro e novembro que atingiram localidades do interior do município. O objetivo, segundo o escritório local, foi gerar listas e fazer a elaboração de laudos para o setor público – municipal, estadual e federal – para mitigar as perdas. Os levantamentos foral realizados em conjunto com técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Venâncio Aires.

    Leia mais: Emater de Venâncio Aires realizou mais de 11 mil atendimentos em 2023

    De acordo com a Emater local, 38 famílias foram atingidas em julho e 352 somando as enchentes de setembro e novembro. Através dos laudos, o município conseguiu viabilizar o Programa de Recuperação dos Solos para 30 famílias, totalizando R$ 448.834,00. Além disso, foi feito a doação de 250 sc/ha de milheto para pastagem à 115 famílias.

    A elaboração dos documentos também permitiu a realização do Programa de Horas Máquinas para acessos, edificação de levantes e corretivos para solos pelo Governo do Estado, e Recursos Federais para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para Investimento aos afetados com desconto de 30% na contratação.