Geral

Dia da Consciência Negra: na Unisc técnicos-administrativos, professores e estudantes são destaques nas suas áreas de atuação

Publicado em: 20 de novembro de 2024 às 17:01
  • Por
    Portal Arauto
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Bruna Lovato
    compartilhe essa matéria

    Colaboradores enxergam na universidade uma ferramenta de transformações em suas trajetórias de vida

    O dia 20 de novembro passou a ter um novo olhar e um significado especial para os brasileiros: o dia da Consciência Negra, pela primeira vez, será comemorado com um feriado. A mudança ocorre após promulgação de decreto presidencial que amplia a celebração do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, reconhecida na Lei nº 12.519 de 2011.  A data valoriza o legado da cultura afro-brasileira e é uma oportunidade para levar toda sociedade a refletir sobre os desafios impostos e representa um marco na luta contra o racismo e um avanço para as políticas afirmativas e na promoção da igualdade racial.

    Na Unisc, técnicos-administrativos, professores e estudantes negros são destaques nas suas áreas de atuação e falam sobre a importância do ambiente educacional em suas vidas e nas suas trajetórias.

    Alceu Silva é produtor audiovisual, professor nos Cursos de Comunicação Social da Unisc e mestrando em Desenvolvimento Regional com foco em Cadeia Produtiva Audiovisual, também é empresário no ramo, além de diretor e roteirista de produções televisivas no formato de séries, telefilmes e curtas metragens. Atualmente é vice-presidente da Fundação Estadual de Cinema do Rio Grande do Sul (Fundacine). Para o professor, a educação sempre foi a esperança de melhorar como pessoa e financeiramente, de causar impacto no mundo, tendo como propósito de vida ser uma engrenagem num todo, deixando algo para as próximas gerações. “A Universidade foi o lugar onde pude construir todas essas possibilidades. Todas as oportunidades que tive iniciaram com projetos educacionais no ensino superior. Tudo que tenho hoje devo à educação e à educação construída dentro da Unisc.”  

    Sara Ester Paes é mestre em Educação pela Unisc e autora da pesquisa “Educação e(m) saúde para mulheres negras: tensionamentos a partir da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra”. Atualmente é gestora de Inovação e Tecnologia no Inova RS na Região dos Vales. Atua no Grupo de Extensão Coletivo Bell Hooks: Formação e Políticas do Cuidado, representa o poder governamental no conselho do Converge Santa Cruz no qual é responsável pelo GT Social. Idealizadora do Coletivo Universitário Negr@ e embaixadora da corte da 4Black. Para ela, a trajetória na graduação permitiu a inserção em espaços dentro e fora da Universidade, especialmente por meio do DCE. Na Unisc, Sara teve a oportunidade de conhecer e se conectar com diversos profissionais de diferentes áreas.

    Já Ana Maria Favorino Vasconcellos é licenciada em Letras e trabalha na Biblioteca da Unisc. Diz estar realizando um sonho de fazer o mestrado.  “Trabalho no meio dos livros, que amo tanto. É uma trajetória de muita luta, mas sempre com muita paixão, porque a vida pede paixão. E com a certeza de que sonhos se realizam para isso, é preciso muita persistência e fé, pois estamos onde merecemos estar.”

    Carlos Roberto da Silva Junior é graduado em Administração,  34 anos, e trabalha há 6 meses na Instituição no Setor de Serviços e Suprimentos Corporativos. Para ele, “trabalhar na Unisc é uma mistura de emoções, alegria, reconhecimento, oportunidade de experiência profissional, com um ótimo ambiente de trabalho, a instituição valoriza o lado humano das pessoas”.

    Funcionária há 15 anos do Setor de Higienização, Ana Paula dos Santos Silva diz que a Unisc é uma família. “Fazer parte dessa Instituição é uma honra”, completa.

    Evento na Unisc marca a Semana da Consciência Negra

    No dia 27 de novembro de 2024, às 19h30, ocorre o painel “Negritude, Racismo e Adoecimento no Sistema Prisional”. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da Unisc no YouTube, e terá a participação da monja Marta Godoy e da enfermeira Milena Moraes. O evento é alusivo ao Dia da Consciência Negra, comemorado nesta quarta-feira, 20 de novembro, e toda comunidade está convidada a participar.