Colaboradores enxergam na universidade uma ferramenta de transformações em suas trajetórias de vida
O dia 20 de novembro passou a ter um novo olhar e um significado especial para os brasileiros: o dia da Consciência Negra, pela primeira vez, será comemorado com um feriado. A mudança ocorre após promulgação de decreto presidencial que amplia a celebração do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, reconhecida na Lei nº 12.519 de 2011. A data valoriza o legado da cultura afro-brasileira e é uma oportunidade para levar toda sociedade a refletir sobre os desafios impostos e representa um marco na luta contra o racismo e um avanço para as políticas afirmativas e na promoção da igualdade racial.
Na Unisc, técnicos-administrativos, professores e estudantes negros são destaques nas suas áreas de atuação e falam sobre a importância do ambiente educacional em suas vidas e nas suas trajetórias.
Alceu Silva é produtor audiovisual, professor nos Cursos de Comunicação Social da Unisc e mestrando em Desenvolvimento Regional com foco em Cadeia Produtiva Audiovisual, também é empresário no ramo, além de diretor e roteirista de produções televisivas no formato de séries, telefilmes e curtas metragens. Atualmente é vice-presidente da Fundação Estadual de Cinema do Rio Grande do Sul (Fundacine). Para o professor, a educação sempre foi a esperança de melhorar como pessoa e financeiramente, de causar impacto no mundo, tendo como propósito de vida ser uma engrenagem num todo, deixando algo para as próximas gerações. “A Universidade foi o lugar onde pude construir todas essas possibilidades. Todas as oportunidades que tive iniciaram com projetos educacionais no ensino superior. Tudo que tenho hoje devo à educação e à educação construída dentro da Unisc.”
Sara Ester Paes é mestre em Educação pela Unisc e autora da pesquisa “Educação e(m) saúde para mulheres negras: tensionamentos a partir da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra”. Atualmente é gestora de Inovação e Tecnologia no Inova RS na Região dos Vales. Atua no Grupo de Extensão Coletivo Bell Hooks: Formação e Políticas do Cuidado, representa o poder governamental no conselho do Converge Santa Cruz no qual é responsável pelo GT Social. Idealizadora do Coletivo Universitário Negr@ e embaixadora da corte da 4Black. Para ela, a trajetória na graduação permitiu a inserção em espaços dentro e fora da Universidade, especialmente por meio do DCE. Na Unisc, Sara teve a oportunidade de conhecer e se conectar com diversos profissionais de diferentes áreas.
Já Ana Maria Favorino Vasconcellos é licenciada em Letras e trabalha na Biblioteca da Unisc. Diz estar realizando um sonho de fazer o mestrado. “Trabalho no meio dos livros, que amo tanto. É uma trajetória de muita luta, mas sempre com muita paixão, porque a vida pede paixão. E com a certeza de que sonhos se realizam para isso, é preciso muita persistência e fé, pois estamos onde merecemos estar.”
Carlos Roberto da Silva Junior é graduado em Administração, 34 anos, e trabalha há 6 meses na Instituição no Setor de Serviços e Suprimentos Corporativos. Para ele, “trabalhar na Unisc é uma mistura de emoções, alegria, reconhecimento, oportunidade de experiência profissional, com um ótimo ambiente de trabalho, a instituição valoriza o lado humano das pessoas”.
Funcionária há 15 anos do Setor de Higienização, Ana Paula dos Santos Silva diz que a Unisc é uma família. “Fazer parte dessa Instituição é uma honra”, completa.
Evento na Unisc marca a Semana da Consciência Negra
No dia 27 de novembro de 2024, às 19h30, ocorre o painel “Negritude, Racismo e Adoecimento no Sistema Prisional”. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da Unisc no YouTube, e terá a participação da monja Marta Godoy e da enfermeira Milena Moraes. O evento é alusivo ao Dia da Consciência Negra, comemorado nesta quarta-feira, 20 de novembro, e toda comunidade está convidada a participar.
Notícias relacionadas
Cepru Unisc completa 25 anos com mais de 1,9 mil técnicos formados
Durante a trajetória foram 24 cursos técnicos autorizados a funcionar pelo Conselho Estadual de Educação
Escola Dom Pedro recebe programação especial em alusão ao mês da Consciência Negra
Palestras, atividades e visitas estão entre as ações realizadas
Apesar de mau odor e gosto estranho, Corsan reafirma potabilidade da água em Santa Cruz
Companhia também investiga se materiais carregados pela enchente podem estar contribuindo para os problemas
Educação de Sinimbu participa do encerramento do Programa Verde é Vida
Objetivo foi avaliar as ações desenvolvidas pelo projeto junto às escolas parceiras em 2024