ALERTA

Comum nessa época, fogo em vegetação pode tomar maior proporção, alertam bombeiros

Publicado em: 20 de novembro de 2024 às 15:37
  • Por
    Portal Arauto
  • FOGO EM VEGETAÇÃO TEM SIDO COMUM | Corpo de Bombeiros Militar através da guarnição de Arroio do Meio
    compartilhe essa matéria

    A orientação é que se evite queimadas, seja de lixo, galhos, folhas. Se for essencial, que se concentre em lugar limpo onde o fogo não se alastre

    Além dos incêndios em estufa de tabaco, têm sido comuns nesta época do ano, pelas ocorrências registradas pelas corporações de bombeiros na região, os casos de fogo em vegetação que se alastra e toma maior proporção. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de Vera Cruz, Vinícius Botlender, “com a chegada do verão a gente sabe que as chuvas ficam cada vez mais escassas, o calor seca a vegetação, e qualquer fagulha de fogo pode se transformar em um grande incêndio”.

    A orientação para a população, explica o bombeiro, é que se evite fazer queimadas, seja de lixo, galhos, folhas. “Só que a gente sabe que têm momentos que isso vai ter que ser feito. E o cuidado da população ao efetuar uma queimada é em concentrar o material, o combustível, as folhas, os galhos, as folhas, em local onde o fogo não vai se alastrar. Vai ser um fogo controlado, que a gente chama, onde a gente tenha total domínio do que está acontecendo”, sublinha.

    Vinícius recordou de um episódio transcorrido no ano passado, quando um morador que havia cortado grama reuniu umas folhas num canto e resolveu botar fogo, só que estava muito seco. “Ele botou fogo nas folhas em cima de um gramado. E o gramado seco, a partir do momento que pegou o fogo na grama, se alastrou. Então, o grande cuidado que o Corpo de Bombeiros pede para a população é evitar efetuar queimadas. E quando a queimada for imprescindível, ter o controle da situação. Se for fazer uma queimada, concentrar o material todo num local limpo, onde essas fagulhas não possam causar outros maiores incêndios”, reforça.

    E caso ocorra principalmente um incêndio próximo a casas, o comandante é enfático: que se acione o mais rápido possível o Corpo de Bombeiros. Incêndio e fogo em vegetação perto de rodovias também são alvo de atuação da corporação, pois é fundamental a ação para evitar que a fumaça possa causar acidentes.

    Leia também