MISSÃO ÁSIA

Airton Artus aponta projetos que podem ser desenvolvidos no Rio Grande do Sul

Publicado em: 20 de novembro de 2024 às 07:33
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Deputado estadual integra comitiva gaúcha que realiza visita a China e ao Japão

    A comitiva gaúcha segue realizando a chamada Missão Ásia, que passa por cidades da China e do Japão. Nessa segunda (18) e terça-feira (19), os integrantes estiveram visitando parceiros comerciais do Rio Grande do Sul e, também, a cidade de Shiga, no Japão.

    O deputado estadual Airton Artus (PDT) é um dos integrantes da comitiva. Ele destaca que a agenda no Japão tem sido intensa, com vários compromissos por parte do Governo do Estado, que  estão sendo acompanhadas pelos deputados que representam a Assembleia Legislativa.

    Artus conta que nessa segunda-feira, o grupo esteve em Shiga, província co-irmã do Rio Grande do Sul. “A Prefeitura de Shiga e o Estado do Rio Grande do Sul têm esse acordo desde 1980, então o encontro teve esse simbolismo de sermos recebidos pelo governador local. Nesses 40 anos, as partes avançaram por um estreitamento dos laços muito importante, porque desencadeou no intercâmbio tecnológico e cultural”, afirma.

    A visita, segundo o deputado, teve como objetivo o compartilhamento de conhecimento sobre controle de enchente e desastres naturais. “Também um acompanhamento na tendência mundial de conservação de ambientes lacustres, como água doce e também a reservação de água, a irrigação e, junto com isso, o controle das enchentes e o próprio abastecimento de água.”

    Já nesta terça-feira, a comitiva gaúcha realizou visita a Toyota, que tem investimentos no Estado. De acordo com Artus, o encontro, além de importante, foi solene. Depois, o grupo seguiu para a Embaixada Brasileira. “[Lá] o Adiro Comercial fez uma explanação sobre as possibilidades de acordos comerciais com o Japão e outros países da Ásia. Bem interessante. E que valeria a pena mais empresários estarem acompanhando esta comunicação”, analisa.

    Os representantes dos poderes gaúchos ainda estiveram na Mitsubishi, na Shizen Energy, empresa de energia solar, e também na sede da JTI, que tem uma unidade em Santa Cruz do Sul.

    “Então, são movimentos importantes que têm sido feitos aqui na missão. E nós temos conversado muito com os integrantes da comitiva, falando sobre questões que a gente pode desenvolver a partir de agora, com a criação de uma empresa, de uma agência de desenvolvimento. A gente tem falado sobre distritos industriais, sobre infraestrutura, atração de investimentos. É bem produtivo esse tipo de relação”, frisa Airton Artus.

    A viagem teve início em 14 de novembro e se estende até o dia 28 deste mês. Integram a comitiva o governador, Eduardo Leite; procurador-Geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa; secretários de diversas pastas; e deputados.

    Leia também