Presente unitário custará, em média, R$ 165
A Fecomércio-RS divulga os resultados da Pesquisa de Final de Ano 2023. Foram abordados 892 indivíduos, dos quais 43,2% responderam que pretendiam comprar presentes para a data, totalizando a amostra mínima de 385 indivíduos. A partir dessa amostra a pesquisa da Fecomércio-RS buscou identificar o comportamento de consumo para as compras de fim de ano. As entrevistas foram realizadas no período de 5 a 24 de outubro de 2023 na principal cidade de cada macrorregião do Estado: Santa Maria, Porto Alegre, Caxias do Sul, Ijuí e Pelotas.
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A pesquisa indicou que o gasto deverá ficar em R$ 671,47, sendo que cada consumidor, em média, deverá dar quatro presentes. O presente unitário custará, em média, R$ 165,24. Como aconteceu nas outras edições da pesquisa, as mulheres presenteiam mais, mas gastam menos. Os homens devem adquirir presentes com custo médio de R$ 215,76, enquanto as mulheres pretendem gastar, em média, R$ 132,15 em cada item. Entre as classes de renda, o presente médio da classe alta deverá custar R$ 247,13. Já entre a classe média, o presente médio será de R$ 136,27 e o da classe baixa, R$ 108,65. Entre os presentes mais escolhidos para a data, destaque para artigos de vestuário (58,2%), brinquedos (42,6%) e calçados (19,2%).
"O fim de ano é o período de ouro para o varejo. Vender bem no Natal é fundamental para começar bem o próximo ano. Ainda que a maioria das pessoas deixem para fazer as compras de Natal na última semana, parte dessas compras já começam na Black Friday", comentou o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn.
Entre os abordados pelos entrevistadores, 14,5% afirmaram que ainda não havia decidido se comprariam ou não presente de Natal e 42,4% disseram que não irão comprar. Entre os que não vão presentear em 2023, razões econômicas são as principais motivações: desemprego e falta de recursos somaram 71,7% dos respondentes.
Preço e atendimento são determinantes
A pesquisa mostrou que fator mais determinante no momento de definir a compra deve ser o preço (69,4%). Atendimento foi o segundo aspecto mais apontado (24,4%). Os entrevistados confirmaram que 61,7% dos que pretendem presentear no Natal de 2023 tendem a repetir as mesmas lojas que realizaram suas compras no ano passado. Entre os locais de compra, os mais citados são as lojas dos centros das cidades (57,9%); shoppings vem em segundo lugar (22,9%) e internet em terceiro (16,4%).
Quanto ao pagamento, dinheiro foi a forma mais indicada (34,8%), seguido por cartão de crédito parcelado (21,6%) – com diferenças expressivas entre as classes de renda. Entre os que pretendem parcelar – no cartão de crédito ou no crediário/carnê, 37,5% pretendem pagar em até 3 parcelas, 32,3% em 4 ou 5 vezes e 30,2% em 6 parcelas ou mais.
Black Friday
A Pesquisa de Final de Ano 2023 da Fecomércio-RS também perguntou para aqueles que indicaram que comprariam presente de Natal se eles fariam compras na Black Friday. Entre os 385 indivíduos entrevistados, 48,1% afirmaram que sim. Já quando perguntados se comprariam especificamente presentes de Natal na Black Friday, 61,6% dos que comprariam na Black Friday responderam que aproveitarão para antecipar as compras de Natal. E entre esses, 44,9% afirmaram que quanto maior o gasto na Black Friday, menor o gasto nas compras de Natal.
Entre os entrevistados que indicaram comprar na Black Friday (independentemente do Natal), os itens mais procurados serão Eletrodomésticos (29,7%), seguido de Vestuário (18,9%) e Eletroeletrônicos (17,3%). No que diz respeito às intenções de gastos, o ticket médio por pessoa deverá ser de R$ 1.242,56. Confirmando a tendência já verificada em outras pesquisas de que o ticket médio da Black Friday é maior do que o ticket médio de Natal.
Quanto aos locais de compra da Black Friday, os mais indicados foram as lojas de centro (65,9%), a internet (26,5%) e shoppings (11,9%). A estratégia mais utilizada pelos entrevistados foi pesquisar o preço do produto desejado com antecedência (39,5%); seguida por acompanhar os preços dos produtos desejados logo antes de fechar a compra (29,7%).
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