Polícia

Viaturas do programa ‘Crack é possível vencer’ são entregues em Santa Maria

Publicado em: 20 de novembro de 2016 às 05:56 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 10:55
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Governo do RS
  • Foto: João Vilnei/Prefeitura de Santa Maria
    compartilhe essa matéria

    Duas motocicletas e dois automóveis foram doados à BM pelo Ministério da Justiça e Cidadania

    Quatro viaturas para utilização no policiamento ostensivo pelo 1º Regimento de Polícia Montada (1° RPMON) foram entregues, neste sábado (19), em Santa Maria pela Secretaria da Segurança Pública (SSP/RS). O ato contou com a presença do secretário Cezar Schirmer, do comandante do policiamento ostensivo na Região Central (CRPO Central), coronel Worney Dellani Mendonça, e do prefeito local, José Haidar Farret. 

    Os veículos, duas motocicletas e dois automóveis, foram doados à Brigada Militar (BM) pelo Ministério da Justiça e Cidadania (MJC), através de convênio firmado com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), para utilização no programa 'Crack é possível vencer'.  Em dezembro, ocorre a entrega de viaturas para emprego do efetivo da BM de Viamão. 

    Schirmer destacou a importância das viaturas para a Brigada Militar do município. "O tráfico de drogas está na raiz da maioria dos homicídios no RS. Este programa se insere no contexto do combate à comercialização e em ações de prevenção, visando à conscientização quanto ao consumo", enfatizou. 

    O programa prevê a atuação integrada entre a União, estados e municípios em ações intersetoriais de enfrentamento ao crack e outras drogas. Engloba iniciativas voltadas ao atendimento a pessoas com necessidades de saúde decorrentes do uso de entorpecentes, ações de reinserção social dos dependentes e o enfrentamento ao crime organizado e ao tráfico de drogas – esta última, atribuição dos órgãos da Segurança Pública.

    As novas viaturas ampliam a possibilidade de enfrentamento nas ocorrências relacionadas ao tráfico de drogas na área de abrangência do CRPO Central. "Para nós é extremamente positivo contar com esses quatro veículos, tendo em vista que a região possui grupos de vulnerabilidade social que necessitam do apoio mais direcionado e uma comunidade estudantil significativa", frisou o coronel Worney Mendonça.