Região

Região começa a semana na expectativa pela cogestão da bandeira amarela

Publicado em: 20 de setembro de 2020 às 21:07 Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024 às 15:56
  • Por
    Rafael Henrique de Oliveira Santini da Cunha
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Se pedido for aceito, principais alterações envolvem restaurantes, hotéis, comércio de veículos e serviços de manutenção e indústria

    Na última sexta-feira (18) a região recebeu a notícia de que havia mantido a bandeira laranja no modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Rio Grande do Sul. Antes do anúncio, os prefeitos se reuniram para confirmar, em assembleia da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), a mudança no documento que delibera sobre a cogestão.

    O documento, que deve ser encaminhado nesta semana ao Piratini, pede a cogestão para que o Vale do Rio Pardo, se enquadrado em bandeira laranja, possa utilizar os protocolos de bandeira amarela. Após a formalização do pedido, a Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (SAAM) tem até 48 horas para aprovar ou não o documento. Portanto, se aprovado, a região pode ter ainda está semana os protocolos de bandeira amarela em curso.

    Com a manutenção da bandeira laranja nada muda na prática em relação à última semana. Porém, se o pedido for aceito, as principais alterações envolvem os restaurantes, com a taxa de ocupação passando dos atuais 50% para 75%; os hotéis, que passam dos atuais 50% para 60% dos quartos ocupados; o comércio de veículos e serviços de manutenção, que passam a permitir 75% dos trabalhadores; e a indústria, que passa dos atuais 75% para 100% dos trabalhadores.