CEO da empresa, Luiz Carlos Motta Nunes afirma que produto faz conexão de sabor e memória do Rio Grande do Sul
Homenagear a tradição do paladar do gaúcho. Este é o objetivo do presunto Origens, da Excelsior Alimentos. O produto da empresa santa-cruzense, em homenagem ao Rio Grande do Sul, está sendo lançado na Expoagas 2024 – 41ª Convenção Gaúcha de Supermercados, em Porto Alegre.
O CEO da empresa, Luiz Carlos Motta Nunes, explica que o projeto vem de uma parceria com a Food Lab e a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), que tem o objetivo de desenvolver produtos e linhas que tenham semelhança e proporcionam novas opções ao consumidor. “A gente foi trabalhando nessas linhas e, há mais ou menos um ano, começamos a pensar em alguma linha que tivesse muita afinidade com a origem e pensamento do gaúcho”, revela.
Após muito trabalho para encontrar o produto que faria uma conexão de sabor e memória do Rio Grande do Sul, a empresa produziu o presunto Origens. “A gente fez vários testes e entendeu que o presunto era um produto que chegava nesse ponto”, diz.
Conforme destaca Motta, a inovação é constante. A Excelsior trabalha para desenvolver produtos novos no mercado, mas sem abrir mão da tradição e força da marca. “A inovação é um tiro no escuro. A gente faz vários lançamentos, a maioria deles não vinga. E quando tem um ou dois produtos que vingam, pagam todos os outros que não vingam. Assim que funciona a inovação. Com esse produto não é diferente”, afirma.
Para Motta, o lançamento do presunto na Expoagas é muito vantajoso, pois é o local onde os responsáveis pelo setor supermercadista poderão provar o produto. “Fazendo o lançamento aqui para todos os supermercadistas, entendo que é o melhor local, porque eles estão tendo a oportunidade de experimentar o produto. E alimento é isso, tem que experimentar”, ressalta.
Agora, Motta afirma que o objetivo é apresentar e divulgar o presunto, para que chegue às prateleiras dos supermercados e depois, ao consumidor final, para que o mesmo possa experimentar e aprovar o produto que leva o sabor e memória do povo rio-grandense. “Mas não é fácil, não é simples. São sempre muitas inovações à disponibilidade do consumidor, mas a gente acredita que realmente é um produto que vem para ficar”, conclui.