Cultura e Entretenimento

Sonia e Susana: uma amizade de 55 anos que distância alguma separa

Publicado em: 20 de julho de 2024 às 08:19
SUSANA E SONIA CULTIVAM AMIZADE DESDE OS SETE ANOS | ARQUIVO PESSOAL
compartilhe essa matéria

Santa-cruzenses se conheceram aos sete anos e mesmo separadas por um oceano, mantêm a amizade forte e duradoura

Provavelmente neste sábado (20), Dia do Amigo, as santa-cruzenses Sonia Maria Schuh e Susana Schwengber Hayes se encontrariam para tomar uma cervejinha gelada, apreciar um bom churrasco e botar a conversa em dia, programa obrigatório para aquelas amigas de fé, irmãs camaradas, como diz a canção. Mas um oceano as separa. São mais de oito mil quilômetros entre a Terra da Oktoberfest e Chicago, uma das maiores cidades dos Estados Unidos, para onde Susana se mudou em 1987. Mas essa história não é sobre despedidas e separações.

É sobre atravessar o tempo e a distância numa amizade que se fortalece a cada ano. Foi aos sete anos de idade, na 1ª série do Colégio Sagrado Coração de Jesus, que era conhecido como Colégio das Irmãs, que Sonia e Susana se conheceram. E de lá não se desgrudaram mais.

Na juventude, os programas eram vários, em um tempo que dá saudade. Gostavam de escutar música com os discos de vinil das irmãs de Susana. Sonia relembra dos jogos de vôlei no Colégio São Luís e de frequentarem as famosas boates do Corinthians e do Clube União. Outro programa especial era assistir ao cinema no Cine Vitória. “Os encontros de domingo com a turma para andar de carro na rua principal e sentar na praça da Prefeitura. Ir na missa das 19h da Catedral aos domingos e depois direto no Posto Tapuia encontrar os amigos”, recorda Sonia.

As amigas cultivam algumas coincidências do destino. Sonia é administradora da Viação União Santa Cruz e Susana é comissária de bordo da United Airlines em Chicago. E também se completam pelas diferenças: enquanto Sonia é tímida e quieta, Susana é arrojada e comunicativa. Muitos momentos as unem. Das alegrias com as conquistas ao abraço em momentos de perdas. Foi num deles o último encontro presencial, em fevereiro deste ano, quando Susana desembarcou em Santa Cruz para abraçar a grande amiga na missa de sétimo dia de falecimento da mãe de Sonia.

O próximo encontro ainda não foi agendado, mas as amigas trocam mensagens constantemente no celular. A tecnologia veio para aproximá-las, afinal. E juntas conseguiram viajar para alguns lugares muito legais, como Chicago, Las Vegas, Grand Cannyon, Miami, Paris, Londres e Dinamarca. O álbum de memórias continua a ser escrito, após 55 anos de amizade.

Nem a distância separa uma verdadeira amizade“, resume Sonia, destacando que sua relação de tantos anos com Susana representa gratidão, afeto, confiança e compreensão. Ajuda mútua de ter com quem contar.