Feed de Negócios

  • Por
    Maiquel Thessing
  • Feed de Negócios

    Ecolog Serviços Ambientais terá primeira Central de Tratamento de Resíduos de Saúde da região

    Publicado em: 20 de julho de 2021 às 14:25 Atualizado em: 01 de março de 2024 às 20:12
    Foto: Maiquel Thessing/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Licença foi concedida pela Fepam nesta terça-feira. Operações devem iniciar no último trimestre deste ano

    Santa Cruz do Sul e região irão contar com uma Central de Tratamento de Resíduos de Serviço de Saúde a partir do último trimestre de 2021. Isso porque a Ecolog Serviços Ambientais foi autorizada pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) a iniciar o projeto de instalação da primeira unidade no Distrito Industrial do município. A licença foi entregue nesta terça-feira (20).

    Para o diretor executivo, Diego Leite, o momento é histórico tanto para a empresa quanto para o município, visando que a central irá acelerar o processo de gerenciamento dos resíduos. "É um momento histórico para nossa empresa e para o município. Hoje em dia, o tratamento do resíduo leva de 7 a 10 dias para ser feito após a coleta. Agora, com a instalação da central isso vai poder ser feito em apenas um dia após a coleta, o que vai reduzir a exposição e o risco de contaminação das nossas equipes. Também vamos gerar, no mínimo, mais de 20 empregos e oportunidades para os geradores regionais ter um custo menor de destinação. Afinal, o volume aumentou muito com a pandemia", afirmou.

    Na ocasião, também estiveram presentes o Diretor Administrativo Financeiro, Pablo Marques, o Secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado, Luiz Henrique Viana e a presidente da Fepam Márjorie Kaufmann, que ressaltaram a importância de práticas ambientais como essas que a Ecolog vem incentivando. "Enquanto Fepam, estamos cumprindo o nosso papel de regular esses tipos de empreendimentos e fiscalizar para que a coleta e o tratamento sejam corretos. Para nós, é um prazer conseguir emitir licenças dentro de todas as condições ambientais para que a população esteja segura", destaca.

    Na prática, a Central de Tratamento da Ecolog irá processar mensalmente mais de 280 mil litros de resíduos provenientes de empresas do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Com isso, mais de 15 mil geradores de resíduos serão beneficiados com a possibilidade de agilizar o descarte e também com a redução de seus custos de operação, além de ter a oportunidade de consolidar novas parcerias, contratação de fornecedores e a geração de novos empregos.

    Mais economia e menos danos ao meio ambiente

    Há 18 anos no mercado, a Ecolog é especializada em gestão de resíduos e demais serviços ambientais. Com mais de 100 colaboradores e uma frota própria de veículos e equipamentos, a empresa atende mais de 15 mil clientes nos segmentos público e privado com foco nas áreas da saúde, industrial, serviços, agronegócios, comercial, construção civil e gestoras de rodovias, além de licitações públicas. O objetivo é garantir uma operação mais econômica, sem interrupções e sem danos ao meio ambiente.

    Além de coletar, transportar e realizar a destinação final de cada tipo de resíduos – sejam eles Sólidos Classe I ou II, Líquidos, Serviços de Saúde, Eletrônicos, Lâmpadas ou Orgânicos -, o empreendimento atua na gestão da parte documental para apresentação junto aos órgãos fiscalizadores, no fornecimento de embalagens identificadas e na alocação de equipe especializada e para o dia a dia. Também dispõe de programas de conscientização como treinamentos, consultoria ambiental e ações educativas.

    Para conhecer mais sobre a Ecolog Serviços Ambientais e buscar alternativas para o tratamento completo de todos tipos de resíduos, clique aqui.